Portugal – de Porto a Lisboa
Portugal é aquele país queridinho na Europa, principalmente para os brasileiros. Geralmente é o primeiro país Europa que costuma ser visitado, devido à semelhança no idioma e ao fato de ser o país mais próximo da Europa. Vamos citar algumas das principais atrações entre Porto e Lisboa!
Porto:
Porto é uma cidade linda, às margens do rio Douro, cheia de ruas coloridas, principalmente em seu centro histórico. Dois dias inteiros são suficientes para conhecê-la, mas se quiser ficar mais tempo para visitar algum lugar próximo, como alguma cidade próxima ou o Vale do Rio Douro, vale muito a pena.
Peso da Régua:
Peso da Régua é uma excelente cidade para começar o passeio na região do Douro. Quem quiser se hospedar por lá, é uma boa opção também, pois a cidade possui excelentes opções de hospedagem além de estar próxima a diversas atrações.
São Leonardo de Galafura:
Em São Leonardo de Galafura fica o mirante mais bonito da região do Douro, de onde vemos muitos vinhedos, montanhas nas margens do rio Douro. Se possível, vá fazer um piquenique no final da tarde para ver o por do sol, que é magnífico.
Vila Real:
Em Vila Real fica a Casa de Mateus, um palácio barroco construído no século XVIII, que hoje abriga objetos históricos, principalmente em sua biblioteca. O jardim que rodeia o Palácio é magnífico e é sede de concertos e festivais no verão.
Amarante:
Amarante tem como principal cartão postal a Ponte de São Gonçalo, uma ponte de pedra, construída para substituir a antiga ponte que foi destruída em 1763 por uma enchente. Visite, também, a Igreja de São Gonçalo, construída no século XVI, em homenagem ao santo padroeiro da cidade.
Aveiro:
Aveiro é uma cidade localizada na costa norte de Portugal, cheia de casinhas coloridas e canais ao longo da cidade. É por isso que tem o rótulo de “ Veneza de Portugal”.
Coimbra:
Coimbra é uma cidade localizada nas margens do rio Mondego, que já foi capital de Portugal entre os anos de 1139 e 1256. Ela é uma das cidades mais antigas do país e possui uma das universidades mais renomadas do mundo. Geograficamente, a cidade possui a parte alta e parte baixa, além das atrações do outro lado do rio Mondego.
Ruínas de Conimbriga:
As ruínas de Conimbriga, serviram de antiga habitação dos romanos em 193 a.C. Na verdade, elas são consideradas o mais importante sítio arqueológico do país.
Mosteiro de Batalha:
O Mosteiro de Batalha foi encomendado por D. João I, em 1385, em agradecimento à vitória na Batalha de Aljubarrota, que lhe concedeu o trono e garantiu a Independência de Portugal. Sua construção começou em estilo gótico, mas outros estilos também foram sendo acrescentados, como o manuelino, que possui muita riqueza de detalhes.
Mosteiro de Alcobaça:
O Mosteiro de Alcobaça foi encomendado pelo rei Afonso Henriques, em 1153, para mostrar poder depois que os cristãos expulsaram os mouros de Portugal. Sua construção foi a primeira em estilo gótico a ser construída no país e demorou cerca de cem anos para terminar. A sua Igreja possui formato de cruz e foi construída em um terreno dado pela Ordem religiosa de Cister, que era bem dominante no pais, na época. Hoje ela é considerada a maior abadia cisterciense do mundo.
Fátima:
Fátima é uma cidade localizada no centro de Portugal, onde fica o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. O local é um dos lugares de peregrinação mais visitados do mundo.
Tomar:
Tomar é conhecida pelo Convento de Cristo. Ele faz parte de uma parte do Castelo, que é uma das construções renascentistas mais importantes de Portugal. Sua construção ocorreu no século XII e foi inspirada nas fortificações da Terra Santa. O Convento foi a antiga sede da Ordem dos Templários, criada para ajudar os peregrinos nas Cruzadas para Jerusalém
Óbidos:
Óbidos é uma cidade medieval no topo de uma colina, de origem romana. Sua principal característica são suas ruas estreitas e de paralelepípedo, casas brancas e muralhas ao seu redor. A cidade foi dada de presente de casamento por D. Dinis à sua esposa, Isabel, após terem passado sua noite de núpcias no local. A partir daí, todos os reis de Portugal deram a cidade para suas esposas como presente de casamento. Ela até ganhou o título de “Vila das Rainhas” por causa disso.
Nazaré:
Nazaré é conhecida por suas ondas gigantes, principalmente, na Praia do Norte. Elas acontecem somente no inverno (de outubro a fevereiro), quando é alta temporada para surf no país e ocorrem vários torneios do esporte.
Sintra, uma cidade mágica em Portugal:
Sintra é uma cidade serrana com uma infinidade de atrações para visitar, como o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira, dentre outros. Então, mesmo a distância sendo curta, tente ficar pelo menos uma noite na cidade que você não irá se arrepender!
Mafra:
Mafra tem como principal atração o Palácio Nacional de Mafra. Não é um dos passeios mais conhecidos nos arredores de Sintra, mas foi uma grata surpresa conhecê-la. Ele se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO e só pode ser visitado por meio de um passeio guiado, que leva umas 2h, então esteja preparado!
Azenhas do Mar:
Azenhas do Mar é um vilarejo em cima de um penhasco, com casinhas brancas e uma piscina natural em sua praia. Mesmo não tendo muitas atrações, apenas o seu mirante já vale a viagem. E se o dia estiver bom, dá para curtir as suas praias também.
Cabo da Roca:
O Cabo da Roca determina o ponto mais oeste da Europa Continental. Ele é formado por grandes falésias, juntamente com o Oceano Atlântico, então a paisagem é linda, ainda mais se o dia estiver bom. Juntamente com Azenhas do Mar, é o passeio mais típico nos arredores de Sintra.
Cascais:
Cascais é um dos balneários mais visitados de Portugal. A maioria das atrações fica na orla, onde tem um calçadão à beira mar, cheio de lojas e restaurantes e a Marina. No final dela, fica a Cidadela, uma antiga fortaleza que funciona como museu hoje. Não deixe de visitar o seu centro histórico também, onde existem vários casarões e museus.
Boca do Inferno:
A Boca do Inferno possui esse nome devido ao forte barulho que as ondas fazem ao baterem nas rochas em dias de mar agitado. Você tem vários mirantes para visitar, além de lojinhas e restaurantes.
Palácio de Queluz:
O Palácio de Queluz teve sua construção para ser residência de verão da Família Real Portuguesa. No entanto, ela se tornou residência permanente durante 1794 e 1807, quando os franceses invadiram o país e eles fugiram para o Brasil. O seu interior é bem requintado, sendo o Palácio usado até hoje para eventos envolvendo a Presidência da Republica.
Lisboa, a capital de Portugal:
Lisboa é uma cidade vibrante, bem colorida, que agrada a todos os tipos de visitantes. Várias civilizações já povoaram Lisboa, entre celtas, romanos e muçulmanos. Cada um deixou alguma marca que conseguimos visualizar até hoje em dia. Provavelmente você começará ou terminará em Lisboa, então separe alguns dias para desbravá-la.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!