Dresden, a cidade barroca da Alemanha

LOCALIZAÇÃO:

Dresden é a capital da região da Saxônia, situada no Leste da Alemanha. Mesmo sendo a capital, não é a maior cidade da região, já que Leipzig é maior.

No entanto, a cidade possui muitos prédios em estilo barroco, o que lhe dá o título de “ Florença da Alemanha”. E sim, andando por ela, você acaba impressionado com a arquitetura de seus prédios, dando a impressão de estar andando em um museu a céu aberto.

Dresden
Dresden

HISTÓRIA DE DRESDEN:

Muitos desses prédios foram construídos no século XVII pelo Rei da Prússia, Frederico Augusto I, também conhecido como Augusto II, o Forte, que nasceu na cidade.

No entanto, Dresden foi seriamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, de 13 a 15 de fevereiro de 1945, onde cerca de 25.000 pessoas morreram em apenas dois dias de ataque.

Apesar disso, a cidade ainda está sendo reconstruída, mas a maior parte de suas principais atrações já foram concluídas. Na reconstrução, foram mantidas, inclusive, o estilo arquitetônico dos prédios como eles eram antes da destruição.

ATRAÇÕES ESSENCIAIS DE DRESDEN:

O centro histórico é bem compacto e dá para passear por suas atrações em um dia tranquilamente. Mas não recomendo, pois você não terá tempo para entrar com calma nos monumentos, e não vai conseguir andar pela cidade à noite, quando os prédios ficam todos iluminados.

Então, o ideal é dormir no mínimo duas noites na cidade! Ah, e cuidado com as segundas e terças feiras, pois a maioria dos museus fecha nesses dias. Dresden é uma cidade linda, rica em detalhes e história que vai te conquistar.

Dresden
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
NEUMARKT + FRAUENKIRCHE:

O melhor lugar para começar o passeio é na Neumarkt, uma praça enorme do centro histórico, onde fica a Frauenkirche. É uma igreja barroca, construída originalmente como uma igreja católica, mas que após a Reforma, se transformou em protestante. Ela possui uma das maiores cúpulas da Europa, com 96 metros de altura, mas não resistiu ao bombardeio da Segunda Guerra. Após ficar como um memorial de guerra por 50 anos sob o comando da Alemanha Socialista, ela começou a ser reconstruída após a Reunificação das Alemanhas, em 1989. Sua conclusão foi em 2005!

Dresden
Neumarkt
Dresden
Frauenkirche
RESIDENZSCHLOSS:

Saindo de lá, vá para o Residenzschloss, o antigo Palácio Real da Dinastia Wettin, que governou a Saxônia por mais de 800 anos. Com a destruição da cidade durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi transformado em um museu. Hoje estão expostas várias relíquias da família real, que não foram destruídas pela Guerra.

São 5 seções separadas para joias, moedas, pinturas e armaduras. Então quando for visitá-lo, você pode escolher qual sala te interessar, pois o ingresso dá direito à visita a uma sala ou todas elas.

A mais concorrida é a de joias, também chamada de Abóboda Verde (Historisches Grünes Gewölbe), que requer um ingresso separado e com horário agendado, pois é a maior coleção de tesouro da Europa. Lembrando que foi existe a Nova Abóboda Verde (Grünes Gewölbe), que não exige ingresso separado.

Outra seção muito interessante é a de armaduras, que inclui a Câmara Turca (Türckische Cammer), onde fica a maior coleção relacionada ao Império Otomano fora da Turquia.

E não deixe de visitar a de desenhos, onde estão expostos desenhos e pinturas de pintores, mundialmente conhecidos, como Rembrandt, Michelangelo, Picasso e muitos outros.

Dresden
Residenzschloss
Dresden
Residenzschloss
CATEDRAL (HOFKIRCHE):

A Catedral da Santíssima Trindade (Hofkirche) é a maior igreja da Saxônia e a igreja católica da cidade. Sua construção foi encomendada por Augusto, o Forte, como requisito para ele adquirir o título de Rei da Polônia, que exigiu uma Igreja Católica na cidade. Lembrando que os católicos já não ocupavam mais a Frauenkirche por causa da Reforma Protestante. O mais curioso da Catedral é a ponte elevada que a liga com o Residenzschloss, não sendo necessário para os membros reais saírem do palácio para frequentarem a Igreja.

Dresden
Catedral
Dresden
Catedral à noite
ZWINGER:

O Zwinger é um palácio que foi inaugurado em 1719 para o casamento real de Augusto III com Maria Josefa dos Habsburgo. No entanto, sua construção só foi concluída em 1728. Hoje é um dos cartões postais da cidade e um dos edifícios mais bonitos de arquitetura barroca da Alemanha.

Ele abriga um complexo de museus, como a Gemäldegalerie Alte Meister, com pinturas de artistas renomados, como Rafael, Vermeer e Tiepolo.

Outro museu no local é a Porzellansammlung, com uma coleção de porcelanas de Meissen, que também foi fundada por Augusto, o Forte perto de Dresden.

Dresden
Zwinger
Dresden
Zwinger
SEMPEROPER:

Mas o prédio mais imponente é a Semperoper, casa de ópera que abriga uma das orquestras mais antigas do mundo, a Sächsische Staatskapelle Dresden, fundada em 1548. No entanto, ela teve que ser reconstruída duas vezes, a primeira quando um incêndio em 1869 a devastou e a segunda após a Segunda Guerra, quando foi bombardeada. Vários concertos são realizados no local, então tente incluir algum enquanto estiver visitando a cidade.

Dresden
Semperoper
Dresden
Semperoper à noite
BRÜHLSCHE TERRASSE:

É um terraço localizado na parte histórica de Dresden, bem em cima do Rio Elba, também conhecido como “Varanda da Europa”. Ele liga vários prédios do centro histórico, como a Frauenkirche, o Residenzschloss e a Semperoper. É um excelente local para ter uma vista panorâmica da cidade, principalmente no por do sol.

Dresden
Brühlsche Terrasse
Dresden
Brühlsche Terrasse no entardecer
PROCISSÃO DOS PRÍNCIPES (FÜRSTENZUG):

É um enorme mural de 102 metros de comprimento, localizado na Augustusstrasse, pintado no século XVII para celebrar os 800 anos da Dinastia Wettin. No mural são retratados os 35 membros da família que governaram a Saxônia. Como a pintura foi deteriorando, entre 1904 e 1907, foram colocadas 23.000 peças de porcelana de Meissen no local, de forma a preservar as imagens por mais tempo.

Dresden
Fürstenzug

ATRAÇÕES PARA QUEM TEM MAIS TEMPO NA CIDADE:

Se você tiver mais tempo na cidade, aproveite para conhecer outras atrações que também valem a pena. A maioria delas está localizada fora do centro histórico.

Dresden
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
ALBERTINUM:

O Albertinum é um Museu de Arte Moderna localizado no Brühlsche Terrasse, onde estão expostas obras de pintores famosos, como Van Gogh, Monet, Degas e muitos outros. Neste museu também tem uma ala de esculturas da mesma época, com muitas obras de Rodin.

FÁBRICA DE VIDRO (GLÄSERNE MANUFAKTUR):

Para quem gosta de carros, vai amar visitar a Gläserne Manufaktur, espaço pertencente à Volkswagen, onde é fabricada a versão elétrica do carro Golf. Na fábrica, você pode acompanhar a montagem do veículo e fazer um test drive no final do veículo que você acabou de ver sendo produzido.

Dresden
Gläserne Manufaktur (foto tirada do site oficial)
DRESDEN PANOMETER:

A Dresden Panometer é uma exposição interativa realizada em um gasômetro de 39 metros de altura, onde são exibidas imagens em 360° nas paredes, retratando dois períodos marcantes da cidade, dependendo da época da visita. A primeira delas é a Dresden de 1756, exibindo a construção de seus principais monumentos ou a Dresden de 1945, exibindo o bombardeio que a cidade sofreu.

Dresden
Dresden Panometer (foto tirada do site oficial)
DRESDNER MOLKEREI GEBRÜDER PFUND:

A Pfunds é a leitaria mais antiga da cidade, construída em 1879 é considerada pelo Livro Guinness, a leiteria mais bonita do mundo. Ela é toda decorada com azulejos pintados, inspirados nos de Delft e vende vários produtos feitos com leites, desde leites, queijos, sobremesas e sabonetes.

Dresden
Pfunds Molkerei (foto tirada do site oficial)
KUNSTHOF PASSAGE:

O Kunsthof Passage é um complexo de casas com detalhes externos localizadas na parte nova da cidade. Cada uma tem o seu diferencial, mas a mais interessante é a que você deve visitar principalmente se estiver chovendo. O motivo? Ela possui várias calhas e funis do lado de fora que quando entra a água da chuva, toca música.

Dresden
Kunsthof Passage (foto tirada do site oficial)
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!

Deixe uma resposta