Lisboa – atrações bairro a bairro

Lisboa é a capital de Portugal e sempre está incluída em uma visita ao país. Ela é uma cidade vibrante, bem colorida, que agrada a todos os tipos de visitantes.

Várias civilizações já povoaram Lisboa, entre celtas, romanos e muçulmanos. Cada um deixou alguma marca que conseguimos visualizar até hoje em dia.

A era das navegações teve uma importância ao país, quando grandes embarcações saiam de seus portos rumo ao descobrimento de muitas regiões, principalmente para as Américas.

Outro fato histórico foi o grande terremoto de 1755, quando a cidade foi quase em sua totalidade destruída. Isso acabou favorecendo para a sua reconstrução, pois muitas áreas que não existiam surgiram, favorecendo ainda mais a cidade.

Ao visitá-la, existem algumas regiões imprescindíveis que vamos listar abaixo:

Bairro Alto

Bairro Alto é o bairro boêmio de Lisboa, com muitos bares e restaurantes em suas ruelas sinuosas. É nesse bairro também que fica a Avenida da Liberdade, a rua que possui a maioria das lojas de grife da cidade. Ela começa na Praça dos Restauradores e termina na Praça Marquês de Pombal.

Durante o dia, vá para o Miradouro de São Pedro de Alcântara, de onde temos vistas incríveis da cidade. Ele é facilmente acessível por meio do Elevador da Glória, um bondinho que percorre o trajeto que sai da Praça dos Restauradores até o Miradouro em 5 minutos.

Lisboa
Miradouro de São Pedro de Alcântara
Lisboa
Praça dos Restauradores

Ao lado do Miradouro também fica o Museu e a Igreja de São Roque, construída no século XVI, cujo interior é rico em detalhes.

Igreja de São Roque (foto tirada do site oficial)
Bairro Alto (itinerário feito pelo site Sygic Travel)

Chiado

O Chiado é um dos bairros mais populares de Lisboa, pois era muito frequentado por artistas e escritores.

É onde estão localizados muitos cafés e livrarias, como o Café A Brasileira, frequentado pelo escritor Fernando Pessoa e a Livraria Bertrand, considerada a mais antiga do mundo em funcionamento.

Lisboa
Praça Luis de Camões

Não deixe de conhecer o Museu Arqueológico do Carmo, onde existia o Convento do Carmo. Com o terremoto de 1755, ele foi bastante destruído e hoje encontra-se em ruínas. Mesmo assim, vale a pena visita, pois vários objetos que foram coletados ao longo da história da cidade estão exibidos ali.

Lisboa
Museu Arqueológico do Carmo

Para ligar a Cidade Alta à Cidade Baixa, foi construído há mais de 100 anos o Elevador de Santa Justa. No topo dele, existe um café, de onde se tem vistas incríveis da cidade.

Lisboa
Elevador de Santa Justa
Chiado

Alfama

Alfama é um dos bairros mais antigos de Lisboa e onde ficam muitas atrações importantes da cidade. É onde ficam também muitas casas de fado, famoso ritmo português.

Comece pelo Panteão Nacional, onde estão enterrados várias celebridades portuguesas, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. Não deixe de subir até o terraço, de onde a vista é magnífica!

Lisboa
Panteão

Depois vá para o Castelo de São Jorge, construída no século XI pelos visigodos para proteger a cidade dos romanos.

Lisboa
Castelo de São Jorge

Comece a descer suas ruelas até chegar na Catedral da Sé, construída no século XII e é a igreja mais antiga de Lisboa. Apesar da idade e de sua grandiosidade, ela sobreviveu ao terremoto sem grandes danos.

Lisboa
Catedral da Sé

Depois entre na Praça do Comércio, ou Terreiro do Paço, como os lisboetas a chamam. Essa é uma das maiores praças da Europa e onde ficam vários prédios governamentais do país.

Lisboa
Praça do Comércio

Passe por baixo do Arco da Rua Augusta, que é todo ornamentado e você ainda pode subí-lo para ver a cidade do alto. Termine na rua Augusta, uma rua de pedestres cheia de lojas e restaurantes.

Alfama

Belém

Belém é um bairro super charmoso, localizado nas margens do rio Tejo. Existem inúmeras atrações para conhecer, então visite com tempo!

Comece pela Torre de Belém, erguida entre 1514 e 1520, para fazer a defesa da cidade. Ela está, inclusive, incluída como Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Lisboa
Torre de Belém 

Depois vá para o Padrão dos Descobrimentos, monumento em formato de caravela que homenageia grandes navegadores de Portugal.

Lisboa
Padrão dos Descobrimentos

Continue o passeio indo ao Mosteiro dos Jerônimos, fundado em 1496 por D. Manuel I. Ele é um dos maiores mosteiros do país e sua construção é rica em detalhes. Em seu interior, também estão localizados os túmulos do Luis de Camões e Fernando Pessoa. Não deixe de experimentar os famosos pastéis de nata que são fabricados na confeitaria do Mosteiro.

Lisboa
Mosteiro dos Jerônimos

E termine no MAAT, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. construído nas margens do rio Tejo. Nos finais de tarde, conseguimos ver um por do sol magnífico, juntamente com a Ponte 25 de Abril.

Lisboa
Lisboa
Ponte 25 de Abril
Belém

Parque das Nações:

O Parque das Nações é um bairro moderno, localizado nas margens do rio Tejo, um pouco mais agastando-nos centro histórico.

É onde fica o Oceanário de Lisboa, que agrada tanto crianças, como adultos. Fica ali, também, o Pavilhão do Conhecimento é um museu de Ciências, que possui várias exibições interativas.

Lisboa
Oceanário

Para ver todo esse bairro mais moderno do alto, existem duas opções. Uma é a Telecabine de Lisboa, um teleférico nas margens do rio Tejo, cujas cabines circulam a 30m de altura. A outra é a Torre Vasco da Gama, que possui 145m de altura, formato de um navio e um mirante no seu topo.

Lisboa
Telecabine de Lisboa + Torre Vasco da Gama

Não deixe de visitar a Estação do Oriente, com arquitetura super moderna e um shopping em seu interior. É um excelente meio de chegar ao bairro, já que é bem interligado com os meios de transporte públicos da cidade.

Parque das Nações

Outros bairros de Lisboa:

Existem mais atrações em outros bairros da cidade, então se você tiver tempo, vale a pena conhecê-los também.

Uma delas é o Cristo Rei, estátua que se inspirou no Cristo Redentor do Rio de Janeiro . Hoje é um importante miradouro de Lisboa, principalmente aparecendo a Ponte 25 de Abril.

Outra é o Palácio Marquês de Fronteira, construído no século XVII, ricamente decorado com azulejos. Se o dia estiver bom, vale a pena visitar os jardins, que é considerado um dos mais bonitos de Lisboa.

Lisboa
Palácio Marquês de Fronteira

O Museu Nacional do Azulejo, localizado perto do bairro de Alfama, também é bem interessante, pois além de contar a história dos azulejos, possui uma igreja toda ornamentada de azulejos e afrescos.

Outros bairros

Como vocês podem ver, Lisboa é uma cidade cheia de atrações! Não pensem que você irá conhecê-las em apenas uma ida. Acreditem que existem muitas outras que não foram mencionadas neste post ainda. Então, separem aquelas que possuem mais o seu estilo e depois em outras visitas à cidade, vão acrescentando mais algumas. Sim, porque Lisboa merece ser desbravada em mais de uma viagem.

LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!

Deixe uma resposta