Pompeia + Vulcão Vesuvio

Pompeia era uma cidade localizada a 22km de Nápoles, na região de Campania, da Itália. Ela ficou conhecida por causa da erupção do Vulcão Vesúvio, em 79 d.C., que a destruiu completamente. Ela ficou soterrada por 1600 anos, tendo sido reencontrada apenas em 1748. As cinzas e a lama protegeram boa parte da cidade e moldaram os corpos na exata posição em que ficaram no momento de sua morte.

Hoje em dia, é um sítio arqueológico completamente diferente de tudo o que você já encontrou no mundo, tanto que foi incluído na lista dos patrimônios da UNESCO e deve ser visitado se estiver na região! Na lista também foram incluídos os sítios de Herculano e Torre Annunziata, próximos à Pompeia e bem parecidos, porém menores em tamanho. E em qualquer uma delas, o plano de fundo é o próprio Vulcão Vesúvio, visível de todas as partes dos sítios arqueológicos.

Antes de seu fim, Pompeia era conhecida como uma vila de férias dos romanos, tendo sido revitalizada após a anexação à República Romana, em 89 a.C., com Lúcio Cornelio Sula. Nessa revitalização, foram construídos o anfiteatro, o aqueduto, os banhos públicos e vários palacetes e casas de comércio.

A maior prova de como era a vida nessa época pode ser vista pelos afrescos que foram pintados nas paredes das construções. São retratos de como era a vida na cidade, principalmente relacionado a seus usos e costumes. Mosaicos também são vistos com bastante frequência! Como medida de preservação, esses afrescos estão sendo exibidos no maravilhoso e imperdível Museu Arqueológico da cidade de Nápoles.

Para visitar o sítio arqueológico, vá com tempo e com calçados baixos e confortáveis, pois o espaço é enorme e é acessível somente a pé. Não se esqueça de levar comida e bebida também, pois uma vez dentro do sítio arqueológico, não tem mais nada para vender, nem toaletes. Mesmo assim, é um lugar maravilhoso e imperdível!!!

Pompeia Vesuvio Italia
Mapa do Sítio Arqueológico de Pompeia
Pompeia Vesuvio Italia
Vulcão Vesúvio visto do Sítio Arqueológico de Pompeia
Pompeia Vesuvio Italia
Praça Principal do Sítio Arqueológico de Pompeia
Pompeia Vesuvio Italia
Um dos vários pisos em mosaico
Pompeia Vesuvio Italia
Teatro Romano
Pompeia Vesuvio Italia
Afrescos nas paredes
Pompeia Vesuvio Italia
Um das Villas preservadas
Pompeia Vesuvio Italia
Ruínas do Sítio Arqueológico de Pompeia
Pompeia Vesuvio Italia
Ruas de Pompeia
Pompeia Vesuvio Italia
Escultura vigiando o Vulcão Vesúvio

Arredores:

Uma vez em Pompeia, não deixe de visitar o Vulcão Vesúvio, o causador da destruição da cidade. Ele é o único Vulcão em atividade na Itália Continental, já que os outros Vulcões em atividade são o Etna e Stromboli estão localizados na Ilha da Sicília.

O seu acesso é bem tranquilo! Uma estrada simples e cheia de curva leva até o estacionamento, que é o último ponto que dá para chegar por conta própria. No próprio caminho, encontramos lavas por todo o caminho é uma vegetação mais escassa também. Existem também lojas de artesanato que vendem objetos feitos com a lava do próprio Vulcão. São peças lindas!!!

Se você quiser chegar até sua cratera, você pode terminar de chegar a pé ou de van própria que fica ao lado do estacionamento. Se o dia estiver claro, a vista de Nápoles e de toda a sua Baía é lindíssima também, então mesmo que você não pretenda ver a cratera, vale a pena subir para ver a vista.

É um passeio diferente, mas não vá esperando muita estrutura ou atividades, como encontramos no Vulcão Etna, quando visitamos a Sicília, que tem, inclusive, uma estação de esqui nele.

Pompeia Vesuvio Italia
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Pompeia Vesuvio Italia
Vegetação ao redor do Vulcão Vesúvio
Pompeia Vesuvio Italia
Esculturas feitas de lava
Pompeia Vesuvio Italia
Esculturas feitas de lava
Pompeia Vesuvio Italia
Vulcão Vesúvio
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!
2 Comments

Deixe uma resposta