Gallipoli e suas praias + Oria

Gallipoli é uma cidade pesqueira na região de Salento, na Puglia, margeada pelo Mar Jônico. As praias da cidade e em seus arredores são maravilhosas, com água cristalina, sem ondas e com boas faixas de areia.

No centro da cidade, o destaque fica com sua muralha, que divide a cidade em duas partes, a parte nova e a parte velha. Como Gallipoli possui muita influência grega, seus prédios são brancos e bem ornamentados.

Um exemplo é a Catedral di Sant’ Agata, dedicada à Santa, que é padroeira da cidade. Ela foi construída no século XVII e sua influência barroca é bem notória, principalmente em sua fachada, feita com a pietra leccese.

Outro exemplo é a Fontana Greca, que foi construída em duas faces, uma virada para norte e a outra para o sul. Acredita-se na sua existência desde a era helenística, aproximadamente no século III a.C. (tanto que é considerada a fonte mais antiga da Itália). No entanto, estudos apontam para a sua existência desde a era Renascentista. O fato é que nenhuma conclusão ainda foi tomada a respeito da sua idade.

E saindo do centro histórico, não deixe de admirar o Castello di Gallipoli, que sempre protegeu a cidade contra invasões desde a sua construção, no século XIII e hoje abriga muitas exposições e recitais. Vale a pena ir para o último andar para admirar a vista de toda a orla.

Já com relação às praias, ao sul temos Baía Verde, uma área cheia de beach clubs (escolha um que você se identifica mais) e ao norte Porto Cesareo. Se possível, aproveite pelo menos uma em cada área. Adoramos a cidade e a região!

Gallipoli
Itinerário feito pelo site La Terra di Puglia
Gallipoli
Spiaggia della Puritate
Gallipoli
Il Rivelino
Gallipoli
Castello di Gallipoli
Gallipoli
Castello di Gallipoli
Gallipoli
Il Rivellino
Gallipoli
Fontana Greca
Gallipoli
Cattedrale di Sant’Agata
Gallipoli
Cattedrale di Sant’Agata
Gallipoli
Cattedrale di Sant’Agata

Arredores:

Não deixe de conhecer Oria, uma cidade medieval localizada no topo de uma montanha, com muitas oliveiras e videiras em seu entorno. O famoso vinho primitivo é inclusive fabricado nos arredores.

Sua principal atração é a Cattedrale Santa Maria Assunta in Cielo, onde as múmias dos Santos que frequentaram-na estão expostos em sua cripta, conforme imagem no link.

Mas se você estiver no segundo final de semana de agosto, não deixe de presenciar o Torneo dei Rioni, uma corrida de cavalos da cidade, onde a competição ocorre entre os habitantes dos bairros de lá, vestidos com roupas medievais. Esse evento é similar ao palio di Siena, mundialmente conhecido.

Oria
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Oria
Parrocchia San Domenico
Oria
Porta Manfredi
Oria
Cattedrale Santa Maria Assunta in Cielo
Oria
Cattedrale Santa Maria Assunta in Cielo
Oria
Torneo dei Rioni (foto tirada do site La Terra di Puglia)
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!

Deixe uma resposta