Bayeux e as Praias do dia D

Bayeux é uma linda cidade no noroeste da França, na região da Normandia. Historicamente, ela é bem importante, pois foi a primeira cidade a ser libertada após o desembarque das tropas aliadas, durante a Segunda Guerra Mundial.

Moinho de Bayeux
Itinerário feito pelo site Sygic Maps

A principal atração de Bayeux é a enorme Tapeçaria, que possui 70m de comprimento, tecida no século XII, narrando a batalha de Guilherme, o Conquistador contra os ingleses, ocorrida em 1066. É uma obra-prima de valor inestimável, pois ela está em excelente estado de conservação.

Tapearia de Bayeux (foto tirada do site oficial)

Saindo de lá, não deixe de visitar a Cathédrale, uma linda catedral gótica, cuja construção teve início no século XI. Ela é enorme, está bem conservada e possui vitrais bem bonitos em seu interior.

Cathédrale

A localização de Bayeux também é uma excelente base para visitar as Praias do Dia D, que são próximas de lá. Esse é, aliás, um dos principais passeios da região e pode ser feito na duração que você quiser, de acordo com o seu interesse pelo assunto.

Arredores de Bayeux: Praias do dia D

As Praias do Dia D são super importantes na história, pois foram por elas que as tropas aliadas entraram na França para retirar os nazistas que ocuparam o país na Segunda Guerra Mundial. Foi depois desse fato que começou o final da guerra, daí a sua importância histórica.

Cada país entrou por uma praia, então hoje conseguimos ver alguns resquícios do que foi utilizado na época, como tanques, pontes, bunkers. Posteriormente, construíram vários museus relatando o ocorrido e expondo objetos da época. Então se você gosta ou quer se aprofundar no tema, fique o máximo de tempo nessa região que vale a pena.

Itinerário feito pelo site Sygic Maps
Praias do Dia D (imagem tirada do panfleto)

Você pode começar com a Pointe du Hoc, local que a tropa dos americanos desembarcaram. Para chegar até a falésia, você percorre um caminho de 15 minutos, com placares narrando como ocorreu. Nesse percurso, existem bunkers, tanques e buracos das bombas que os alemães lançaram para evitar o desembarque dos americanos.

Pointe du Hoc (foto tirada do site oficial)
Trajeto da visita da Pointe du Hoc

Depois vá para a Omaha Beach, praia utilizada pelos americanos desembarcarem e onde mantiveram o cemitério dos americanos que perderam a vida nesta empreitada.

Omaha Beach

Se quiser visitar um museu completo que retrate o que ocorreu, vá para o Overlord Museum. Você pode visualizar tanques, carros e navios utilizados no desembarque dos americanos. Outro museu que vale a pena é o Musée du Débarquement, em Arromanches-les-Bains.

Overlord Museum
Tanque exibido no Overlord Museum
Bunker exibido no Overlord Museum

Já a Gold Beach, foi utilizada pelos britânicos desembarcarem no país. Também podemos ver resquícios da época, bem como um Memorial narrando todo o ocorrido.

A Juno Beach foi utilizada no desembarque dos canadenses e possui um monumento onde o General Charles de Gaulle comemorou a reconquista da França em 14 de junho de 1944.

Juno Beach

Esse é um passeio que pode ser feito em um dia inteiro, no mínimo. Mas se você se interessar pelo assunto e quiser conferir tudo nos mínimos detalhes, considere ficar em Bayeux e dividir o percurso. É bem interessante e emocionante visualizar todas as marcas deixadas pela Guerra.


LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!
2 Comments

Deixe uma resposta