Dolomitas – uma região de sonhos na Itália (parte I)

As Dolomitas é o nome de uma região lindíssima localizada no norte da Itália, na região de Trentino Alto-Adige, que você precisa conhecer pelo menos uma vez na vida! A região ficou tão famosa que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO!

Suas paisagens são fenomenais, formadas por montanhas bem esculpidas pelas erosões que sofreram por milhares de anos. Nessas montanhas, existem várias estações de esqui, isso significa a existência de muitas cidadezinhas pitorescas para conhecer.

Não se esqueça que o idioma mais falado por lá é o alemão! Sim, a influência austríaca ainda está presente até os dias de hoje. Então não se assuste ao ver os nomes de cidades e atrações escritas em alemão. Ah, e a culinária também é praticamente alemã nessa região!

Como é uma região enorme, então não tente conhecer tudo de uma vez. A melhor forma é andar e observar as paisagens de cada pedaço, pois uma é diferente da outra. Então tente priorizar o que você deseja visitar primeiro e separe o resto para outras visitas à região.

Quando visitar as Dolomitas?

Outono: acredito ser a melhor época!. A vegetação é bem abundante e sofre a mudança de coloração no outono, então essa é uma época excelente para conhecer a região.

Inverno: se quiser esquiar, essa é a época que você precisará ir! Só não se esqueça que é alta temporada na região, pois é onde os italianos vão esquiar também! Então os preços são bem mais caros e você encontrará muito mais movimento que em quaisquer outras estações.

Verão: quem curte fazer trilhas, vai amar a região, pois existem muitos caminhos para percorrer. Como os dias são mais longos e não muito frio, você consegue curtir mais os dias ao ar livre.

O que visitar nas Dolomitas?

Como a região é bem grande, vamos focar neste post apenas a parte oeste da região. Nessa parte, você pode se hospedar em uma cidade maior, como Bolzano, ou ficar em cidades menores, com vista para as montanhas.

Itinerário feito pelo site Sygic Maps

1) Alpe di Siusi:

Alpe di Siusi é uma região bem montanhosa, localizada a 1.850m de altitude, onde fica o maior plateau da Europa. A paisagem é fenomenal, com montanhas esculpidas de várias maneiras, com aquele gramado enorme contornando-as, junto com casinhas de madeira. Sim, parece que estamos em um quadro, por qualquer lado que olhamos. Imperdível!

Dolomitas
Outono no Alpe di Siusi
Dolomitas
Alpe di Siusi
Dolomitas
Chiesa di San Valentino
Dolomitas
Paisagem das Dolomitas

2) Castelrotto

Castelrotto é uma cidadezinha localizada aos pés do Alpe di Siusi, por isso que acredito ser uma excelente localização para se hospedar na região. A cidade conta com boas opções de hotéis e restaurantes também e possui um centrinho bem pequeno, mas super agradável de passear.

Dolomitas
Castelrotto
Campanário de Castelrotto
Dolomitas
Influência alemã na arquitetura das Dolomitas

3) Bressanone:

Bressanone é uma cidade bem charmosa localizada quase na fronteira com a Áustria. Se quiser conhecer um centro histórico bem típico da região, é esse o lugar! Você entra por um portão e encontra ruas de paralelepípedo somente para pedestres. Além disso, existem várias construções imponentes, como a Catedral, construída no século X e o Hofburg, onde fica a prefeitura da cidade, construída no período da Renascença.

Dolomitas
Entrada do centro histórico
Dolomitas
Prefeitura de Bressanonne
Duomo

4) Val di Funes:

O Val di Funes é um dos vales mais visitados das Dolomitas, principalmente por causa da vista da Igreja San Giovanni, que viralizou na internet. Mas não pense que é apenas uma igreja com vista bonita, pois toda a região tem paisagens maravilhosas. Vale a pena passar um dia apenas dirigindo por suas estradas e admirando a vista. Se gostar de trilhas, existem muitas opções nessa região também, como o Geisler Alm, que também é bastante visitado.

Dolomitas
Val di Funes
Dolomitas
Igreja di San Giovanni
Dolomitas
Val di Funes

5) Ortisei:

Ortisei está localizada na região de Val Gardena, outro vale muito conhecido das Dolomitas. O vilarejo possui boa infraestrutura, com hotéis e restaurantes, além de teleféricos para várias estações de esqui. Tudo isso, aos pés de montanhas lindíssimas e paisagens pitorescas, como em toda a região. É uma excelente opção de hospedagem se você estiver viajando de transporte público, pois possui fácil acesso para muitas atrações próximas.

Dolomitas
Centro de Ortisei
Centro de Ortisei
Dolomitas
Ortisei
Igreja de Ortisei

Espero que tenha conseguido te convencer a visitar essa região lindíssima da Itália! Afinal, é impossível não se apaixonar!

LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!
3 Comments

Deixe uma resposta