Douro, onde ficam as vinícolas de vinho do porto
O rio Douro, localizado no norte de Portugal, compreende a área próxima do rio Douro, que começa em Porto e chega até na Espanha. No entanto, a parte que vale a pena conhecer fica entre Ribadouro e Barca de Alva.
O motivo da visita a essa região é o fato dela ser a área vinícola mais famosa do país, pois produz o vinho do porto, vinho licoroso que só pode ser chamado dessa forma se as uvas foram colhidas nessa região. Ou seja, imperdível mesmo.
Para conhecer essa área, você pode fazer via terrestre ou via marítima, por meio de cruzeiros de um dia ou de mais dias. Agora se você quiser fazer um bate-volta saindo de Porto, também é possível, mas a melhor experiência é ficar alguns dias, assim você curte melhor tudo o que a região tem para oferecer.
Peso da Régua:
Aqui está uma excelente cidade para começar o passeio na região do Douro. Quem quiser se hospedar por lá, é uma boa opção também, pois a cidade possui excelentes opções de hospedagem além de estar próxima a diversas atrações.
Como a cidade está localizada nas margens do Douro, ela possui várias vinícolas renomadas abertas à visitação. Aproveite para visitar algumas!
Não deixe, também, de apreciar as três pontes que cruzam o rio, a Ponte Miguel Torga, a Ponte da Régua e a Ponte Pedonal da Régua, que acabaram se tornando o cartão postal de lá.
Finalizando o passeio, em 1997, foi criado o Museu do Douro, com um acervo fixado na produção do vinho do porto, já que ele foi instalado na antiga fábrica do vinho Real Companhia Velha. Vale muito a pena visitá-lo!
São Leonardo de Galafura:
É onde fica o mirante mais bonito da região do Douro, de onde vemos muitos vinhedos, montanhas nas margens do rio Douro. Se possível, vá fazer um piquenique no final da tarde para ver o por do sol, que é magnífico.
Vila Real:
A Casa de Mateus é um palácio barroco construído no século XVIII, que hoje abriga objetos históricos, principalmente em sua biblioteca. Essa é a principal atração da cidade. O jardim que rodeia o Palácio é magnífico e é sede de concertos e festivais no verão. Então não deixem de visitá-lo!
Amarante:
Mesmo não estando nas margens do Douro, e sim nas margens do rio Tâmega, vamos incluir nesse passeio, devido à proximidade com a região. É uma cidade pequena, porém com o centro histórico bem charmoso.
Seu principal cartão portal é a Ponte de São Gonçalo, uma ponte de pedra, construída para substituir a antiga ponte que foi destruída em 1763 por uma enchente. Visite, também, a Igreja de São Gonçalo, construída no século XVI, em homenagem ao santo padroeiro da cidade.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!