Split + Trogir – conhecendo um pouco mais a região da Dalmácia

Share

Split é a segunda maior cidade da Croácia e a mais importante da região da Dalmácia. A sua importância se deve à construção do Palácio Dioclesiano na cidade, concentrando, assim, todo o poder do país por lá. Além do mais, a sua localização privilegiada também contribui, já que têm fácil acesso para diversas cidades tanto no continente como nas ilhas.

O turismo também se aproveitou da localização da cidade, sendo ponto de partida quase obrigatório por quem visita o país. O porto de Split possui a maior concentração dos ferries para várias ilhas, principalmente a de Brac e de Hvar. O aeroporto de Split também tem voos diretos para as principais cidades europeias no verão, facilitando, ainda mais a entrada dos turistas na região.

Mas não faça como muitos turistas fazem e só passe pela cidade! Fique um tempinho que ela irá te surpreender. O seu centro histórico é bem rico em detalhes, principalmente pela existência do Palácio Dioclesiano, que foi construído como residência do imperador por volta de 284. Hoje em dia, os túneis do Peristilo abrigam barracas de artesanato, principalmente de joias. Se o dia estiver claro, não deixe de subir a torre da Catedral de St. Domnius, cuja vista de lá é maravilhosa!!!

Saindo do centro histórico, faça uma caminhada pela Riva no final da tarde, onde há vários cafés e restaurantes, onde você pode curtir o por do sol. Depois de admirar a Torre Marina, siga para a Praça Brace Radic, que abrigava um mercado de frutas. Hoje só sobrou uma barraca de frutas, que vende sucos e saladas de frutas deliciosos. Não se esqueça de passar a mão o dedo o pé da estátua Gregory of Nin, feita por Ivan Mestrovic, para te trazer sorte. Não custa tentar, rs.

Se você for à cidade no verão, a melhor praia é a Bacvice, que tem areia (grossa) e estrutura com restaurantes, beach clubs e barracas. É um ótimo lugar para você se acostumar com as belezas naturais da região da Dalmácia.

Sugestão de atrações:

  • Portão de Ouro
  • Prefeitura
  • Praça do Povo
  • Praça Brace Radic
  • Riva
  • Torre Marina
  • Portão de Ferro
  • Peristilo
  • Palácio Dioclesiano
  • Catedral de St. Domnius
  • Portão de Latão
  • Mercado
  • Portão de Prata
  • Praia Bacvice
img_0455
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Split
Gregory of Nin, por Ivan Mestrovic
Split
Fonte de água, em Split
Split
Portão da Prata
Split
Torre do Relógio
Split
Peristilo
Split
Torre da Igreja de St. Domnius
Split
Palácio Dioclesiano
Split
Torre Marina
Split
Riva

Arredores:

Trogir é o nome da cidade, que fica a 28km de Split. É considerada uma das cidades mais antigas da Croácia, cuja construção data de 2000 a.C. Ela é bem pequena e super agradável de passar algumas horas, principalmente andando por suas ruelas. Como a maioria das cidades croatas, Trogir também tem suas muralhas, ainda que parcialmente, já que alguns pedaços foram destruídos pelas guerras que já aconteceram por lá.

A construção mais imponente da cidade é o Castelo Kamerlengo, que já serviu de residência do governador no século XV e fica bem na beira do mar. Já no centro histórico, o destaque é para a Torre do Relógio e para a Torre da Catedral de São Lourenço. Nós adoramos ter passado algumas horas nessa linda cidade!!!

img_0456
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
img_0457
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Trogir
Vista de Trogir
Trogir
Ruelas de Trogir
Trogir
Torre da Catedral de São Lourenço
Trogir
Torre do Relógio
Trogir
Castelo de Kamerlengo

Para reserva de hotéis, utilize nosso canal no Booking, Hoteis.com ou Trip Advisor por meio dos banners ao lado. Você não pagará mais nada por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar!

Deixe uma resposta