Rovaniemi, a terra do Papai Noel na Lapônia

Share

Rovaniemi é uma das cidades mais visitadas da Finlândia, ou mesmo da Lapônia, região que fica no Círculo Polar Ártico, ou melhor dizendo, na terra do Papai Noel. De todas as cidades da região, é a que tem a maior infraestrutura para o turismo, por isso foi a escolhida para a viagem.

Fomos em dezembro, em pleno inverno. Loucura? Com certeza não. Essa época deixa a cidade mais encantadora do que já é. Como visitar seu principal ponto turístico, que é a Santa Claus Village, sem neve? Acho que deve ficar meio sem graça, rs. Então achamos ser a melhor época para ir, sim.

Como se preparar para o frio? Você tem que vestir camadas de roupas térmicas. Sim, são três e não economize! É uma segunda pele térmica, um casaco de fleece por cima e um bom casaco impermeável por fora. Na calça, dá para colocar somente a segunda pele térmica e um jeans, por exemplo. A bota impermeável para neve forrada e solado de borracha é indispensável!!! Foi a melhor aquisição que fiz (na Decathlon tem opções bem em conta). Agora é só colocar as luvas, cachecóis e gorros e pronto! Você terá condições de suportar temperaturas bem frias.
Outra dica para viagens no frio é diminuir o ritmo, pois você não conseguirá ficar muito tempo ao ar livre. Então toda a programação acaba demorando mais do que se você fosse em um clima mais ameno. E quando estiver andando e estiver com muito frio, entre em alguma loja ou café, já que todos eles são aquecidos e você conseguirá se aquecer um pouco. Acredite, todos fazem isso, não precisa ter vergonha!!

Agora como dividir teu tempo em Rovaniemi? Faça uma ou duas atrações por dia. Como no inverno os dias são longos, com umas duas horas de claridade por dia. A escuridão acaba sendo inevitável, então aproveite-a. Já falei que a cidade iluminada é um charme? Você vai até esquecer que não viu a claridade no dia (sim, apenas claridade, já que o sol mesmo, acho que só no verão mesmo, rs).

Tire um dia para o Santa Claus Village (ou dois, se resolver não ir ao Santa Park), um dia para o Santa Park e um dia para o Ounasvaara Ski Centre. Nos intervalos, passe pelo Arktikum, museu que explica a Lapônia, pela Koskikatu, que é a rua de pedestres do comércio e a Kirkkolampi, a igreja de lá.

O Santa Claus Village é exatamente a Vila do Papai Noel, com tudo relacionado ao tema. Tem muitas atrações lá, como a visita ao Papai Noel em pessoa, o correio, onde você pode enviar uma carta com o selo de lá, tem os duendes que organizam e respondem as cartas enviadas por crianças de todo o mundo, tem um Icebar, que é um bar/restaurante feito de gelo, além de passeios em trenó de renas e huskies, snowmobiles e esqui. Sim são muitas atividades mesmo!!!
Ah, e lá também cruza a linha do Círculo Polar Ártico, então é possível estar em dois hemisférios ao mesmo tempo. Leve o teu passaporte que você ainda ganha um carimbo personalizado que você foi ao Pólo Norte!!

Já o Santa Park tem atividades como fazer o curso de bolos de gengibre, de caligrafia com os duendes, de decoração interior do espaço. Então acaba sendo frequentado mais por crianças do que por adultos.

Para chegar aos parques, tem um ônibus que sai do centro da cidade e vai direto pra lá. É a melhor maneira de se chegar!!! Confira no teu hotel os horários de saída e chegada, bem como os preços.

Agora a graça de viajar em pleno inverno é que podemos ter um plus na viagem. Qual é? A aurora boreal!!! Fenômeno natural em que aparecem luzes coloridas no céu que só acontece no inverno, no Círculo Polar Ártico e quando os dias estão bem escuros, com poucas horas de sol. Condições perfeitas, não? E é incrível!!! Conseguimos vê-la em intensidade fraca e já ficamos atônitas, imagine vê-la em intensidade maior?

E não é tão difícil como você pode imaginar. Ficamos apenas três noites  (o mínimo recomendado) na cidade e conseguimos presenciá-la. Só não pode estar chovendo ou nublado. Se a noite estiver estrelada, melhor ainda!

Outra dica é que você não precisa sair da cidade com uma das várias excursões que oferecem por lá. Basta ir à margem do rio que corta a cidade, já que lá é escuro o suficiente para conseguir captá-la. Não se esqueça de ter uma câmera que aumente o tempo do disparo (infelizmente um IPhone não dá certo) e um tripé para a foto não sair tremida.

Essa foi uma das viagens mais incríveis que fiz na vida e que recomendo para todos. Não pense que somente as crianças aproveitam o lugar (acho até que os adultos curtem mais, rs). Não tem como não se apaixonar pelo lugar!!!
Sugestão de atrações:
1) Kirkkolampi
2) Koskikatu
3) Arktikum
4) Ounasvaara Ski Centre
5) Santa Park
6) Santa Claus Village
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Rovaniemi
Vista de Rovaniemi
Rovaniemi
Koskikatu
Rovaniemi
Santa Claus Village
Rovaniemi
Carimbo do Círculo Polar Ártico no passaporte
Rovaniemi
Passeio de trenó de huskies
Rovaniemi
Santa Claus Village
Rovaniemi
Passeio de trenó de renas
Rovaniemi
Aurora boreal
Rovaniemi
Aurora boreal

21 pensamentos em “Rovaniemi, a terra do Papai Noel na Lapônia”

  1. Eu quero tanto, mas tanto ir aqui! Adoro o Natal e adorava ir lá visitar esse mundo de magia… Aquele passeio e trenó pareceu-me demais mas realmente é preciso ter sorte com o tempo também! 😀 Boas viagens!

  2. Que demais, um dos meus sonhos é ver a Aurora Boreal e conhecer esses países fora do grande roteiro turistico, o complicado é aguentar esse frio mesmo hahaha Parabens cara. Bela trip

  3. Nunca havia lido um post sobre a Lapônia… Tô encantada!!!
    Sou absolutamente fissurada pela Aurora Boreal, com o plus de ser a terra do Papai Noel e ainda ter a decoração de Natal pela cidade, deve ser uma viagem incrível!
    Beijão!

    1. Hehe, que legal!!! Resolvi colocar esse post pq o Facebook me lembrou que estava lá há alguns anos atrás…

  4. Que sonho de viagem! Ja vi a aurora boreal na Noruega, mas acho que se tiver uma outra oportunidade irei pra Laponia e de quebra ainda vejo a terra do Papai Noel 🙂 Adorei as dicas!

  5. Uma viagem de sonho mesmo! Acho que é incantável tanto para crianças como para adultos, afinal, é a terra do Papai Noel. Não pensei que nessa época do ano ainda tivesse a aurora boreal.

  6. Nada mais natalino que Laponia, né? Muito propício para essa época do ano! Mas eu confesso que prefiro o clima da América do Sul, mesmo com a gente tendo sempre associação com neve, natal com calor é uma delícia!

Deixe uma resposta