O Sítio Arqueológico de Mystras + Esparta

Mystras é uma cidade da região do Peloponeso e foi a segunda mais importante do Império Bizantino, perdendo somente para Constantinopla, atual Istambul . Hoje em dia, se tornou um sítio arqueológico, onde podemos conferir como era o local antigamente.

O lugar é enorme e dividido em três partes: o Castelo, no topo da montanha, a Cidade-Alta e a Cidade-Baixa. Essa também é uma divisão interessante na hora de visitar, já que também há duas entradas, uma na Cidade-Alta e outra na Cidade-Baixa.

Se você for de ônibus, comece pela Cidade-Alta + Castelo e vá descendo até a Cidade-Baixa, de onde poderá ir embora. Se você estiver de carro, pare no estacionamento da Cidade-Alta, visite-a, pegue o carro e pare no estacionamento da Cidade-Baixa e visite-a. Lembrando que dá para usar o mesmo bilhete nas duas entradas.

Na Cidade-Alta, vale visitar o Castelo, de onde você terá uma vista panorâmica de todo o local e uma das igrejas do complexo, a Hagia Sofia, que ainda possui belos mosaicos da época. Se você estiver de carro, aproveite para visitar, também, o Monastério de Pantanassa, que é o único habitado no local até hoje.

Já na Cidade-Baixa, a grande atração é a Metrópolis, onde fica a Catedral do local. Ela foi restaurada recentemente e seus mosaicos também são maravilhosos, além da arquitetura, claro. Adoramos o passeio por essa joia do mundo antigo!

Sugestão de atrações:

  • Castelo (Citadel)
  • Igreja Hagia Sofia
  • Catedral
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Mystras
Sítio Arqueológico de Mystras
Mystras
Cidade Alta – Igreja Hagia Sofia
Mystras
Cidade Alta
Mystras
Cidade Alta
Mystras
Cidade Baixa – Catedral
Mystras
Cidade Baixa – Catedral
Mystras
Cidade Baixa – Mosaicos da Catedral
Mystras
Cidade Baixa

Arredores:

Apesar de Mystras ser a principal atração da região, o local não possui nenhuma infraestrutura para turistas. O local mais próximo é, na verdade, Esparta, distante apenas 8km de lá.

Sim, a tão conhecida Esparta que estudamos nas aulas de história! Cidade que ficou conhecida pela rigidez na educação para preparar seus moradores para a guerra, influenciada, principalmente, pelo Rei Leônidas.

Com isso, não há nenhuma grande atração na cidade, mas mesmo assim fomos conferir. Um museu nos chamou a atenção: o Museu de Azeite e Azeitona – único do tipo no mundo. Lá encontramos tudo o que existe, desde o plantio, colheita até a preparação dos azeites. O local não poderia ser mais propício, já que em todo o caminho encontramos diversas plantações de oliveiras, de vários tamanhos e idades.

Outra “atração” é a Estátua do Rei Leônidas, que fica ao lado do Estádio Municipal da cidade. E pronto, é o que tem para visitar na cidade. Sim, um pouco desanimador diante da importância que teve no passado, mas pelo menos a visita a Mystras compensa o deslocamento, rs.

Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
esparta
Museu do Azeite e da Azeitona
esparta
Estátua do Leônidas
esparta
Ruas de Esparta
esparta
Plantação de Oliveiras
esparta
Oliveira Antiga

Para reserva de hotéis, utilize nosso canal no Booking, Hoteis.com ou Trip Advisor por meio dos banners ao lado. Você não pagará mais nada por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar!

Deixe uma resposta