O Sítio Arqueológico de Mystras + Esparta

Share

Mystras é uma cidade da região do Peloponeso e foi a segunda mais importante do Império Bizantino, perdendo somente para Constantinopla, atual Istambul. Hoje em dia, se tornou um sítio arqueológico, onde podemos conferir como era o local antigamente.

O lugar é enorme e dividido em três partes: o Castelo, no topo da montanha, a Cidade-Alta e a Cidade-Baixa. Essa também é uma divisão interessante na hora de visitar, já que também há duas entradas, uma na Cidade-Alta e outra na Cidade-Baixa.

Se você for de ônibus, comece pela Cidade-Alta + Castelo e vá descendo até a Cidade-Baixa, de onde poderá ir embora. Se você estiver de carro, pare no estacionamento da Cidade-Alta, visite-a, pegue o carro e pare no estacionamento da Cidade-Baixa e visite-a. Lembrando que dá para usar o mesmo bilhete nas duas entradas.

Na Cidade-Alta, vale visitar o Castelo, de onde você terá uma vista panorâmica de todo o local e uma das igrejas do complexo, a Hagia Sofia, que ainda possui belos mosaicos da época. Se você estiver de carro, aproveite para visitar, também, o Monastério de Pantanassa, que é o único habitado no local até hoje.

Já na Cidade-Baixa, a grande atração é a Metrópolis, onde fica a Catedral do local. Ela foi restaurada recentemente e seus mosaicos também são maravilhosos, além da arquitetura, claro. Adoramos o passeio por essa joia do mundo antigo!

Sugestão de atrações:

  • Castelo (Citadel)
  • Igreja Hagia Sofia
  • Catedral
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Mystras
Sítio Arqueológico de Mystras
Mystras
Cidade Alta – Igreja Hagia Sofia
Mystras
Cidade Alta
Mystras
Cidade Alta
Mystras
Cidade Baixa – Catedral
Mystras
Cidade Baixa – Catedral
Mystras
Cidade Baixa – Mosaicos da Catedral
Mystras
Cidade Baixa

Arredores:

Apesar de Mystras ser a principal atração da região, o local não possui nenhuma infraestrutura para turistas. O local mais próximo é, na verdade, Esparta, distante apenas 8km de lá.

Sim, a tão conhecida Esparta que estudamos nas aulas de história! Cidade que ficou conhecida pela rigidez na educação para preparar seus moradores para a guerra, influenciada, principalmente, pelo Rei Leônidas.

Com isso, não há nenhuma grande atração na cidade, mas mesmo assim fomos conferir. Um museu nos chamou a atenção: o Museu de Azeite e Azeitona – único do tipo no mundo. Lá encontramos tudo o que existe, desde o plantio, colheita até a preparação dos azeites. O local não poderia ser mais propício, já que em todo o caminho encontramos diversas plantações de oliveiras, de vários tamanhos e idades.

Outra “atração” é a Estátua do Rei Leônidas, que fica ao lado do Estádio Municipal da cidade. E pronto, é o que tem para visitar na cidade. Sim, um pouco desanimador diante da importância que teve no passado, mas pelo menos a visita a Mystras compensa o deslocamento, rs.

Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
esparta
Museu do Azeite e da Azeitona
esparta
Estátua do Leônidas
esparta
Ruas de Esparta
esparta
Plantação de Oliveiras
esparta
Oliveira Antiga

Deixe uma resposta