Mostar + Blagaj + Medugorje + Pocitelj

Mostar é considerada uma das cidades mais bonitas da Bósnia. É uma cidade pequena, no meio das montanhas bálcãs e com o rio Neretva cortando-a ao meio. Boa parte de seus habitantes é muçulmana e a cidade possui uma influência turca muito forte, daí a existência de várias mesquitas por lá.

O local foi bem destruído na guerra da Independência, assim como boa parte do país, principalmente porque a própria cidade tem um lado croata e um lado bósnio. A cidade já está restaurada e sua Ponte Velha, seu principal ponto turístico, foi reconstruída completamente. Hoje em dia, o turismo sustenta a cidade, principalmente depois da inclusão da Ponte Velha no rol dos lugares da Unesco.

Como a cidade é pequena, você não vai demorar muito para conhecê-la. Até porque a parte turística fica na cidade velha, em torno da Ponte Velha. Vale a pena apreciar a paisagem, que é lindíssima e fazer compras nas muitas lojinhas de souvenirs (não se esqueça de pechinchar), tanto antes da ponte, como depois. Quando cansar, sente em um dos cafés e descanse. Pronto, você entrou no clima da cidade!

Mas não pense em fazer um bate-volta até lá como a maioria das pessoas fazem. Pertinho de lá tem cidades lindíssimas que valem uma parada, que você não terá tempo de incluí-las se não dormir em Mostar. E Sarajevo, a capital do país, você também não conseguirá conhecer, a menos que esteja indo para a Sérvia. Então recomendo muito dormir em Mostar!

Sugestão de atrações:

  • Ponte Velha
  • Stari Most
  • Kujundziluk
  • Mesquita Koski Mehmed Pasa
img_0473
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
mostar
Ponte Velha
mostar
Mostar
mostar
Ponte Velha
mostar
Mostar
mostar
Lojas de Mostar
mostar
Mostar

Arredores:

Blagaj, vilarejo situado a 13km de Mostar, ficou conhecido após a construção do Monastério dos Dervish no século XVI, no meio das rochas e de frente para o rio Buna. Sim, lugar mais tranquilo impossível. E é exatamente essa tranquilidade que eles buscavam, já que os Dervishes são os praticantes do Islamismo Sufista, aqueles que não se importam com bens materiais e vivem em ambientes bem simples e pacíficos.

O local é aberto para o público mesmo sendo utilizado até hoje como local para orações. A sensação após visitá-lo é de extrema paz mesmo, nem dá vontade de ir embora. Quem quiser, também pode visitar a gruta, onde fica a nascente do rio Buna ou tomar um café no restaurante na beira do rio.

img_0474

Itinerário feito pelo site Tripomatic

Blagaj
Blagaj
Blagaj
Blagaj
Blagaj
Blagaj
Blagaj
Gruta de Blagaj
Blagaj
Interior dos Monastérios dos Dervishes

Saindo do Islamismo, temos uma importante cidade para os católicos na Bósnia (sim, na Bósnia, ainda tem espaço para todas as religiões): Medugorje. Dizem que em 1981, um grupo de adolescentes viu a aparição da Virgem Maria no alto de uma colina da cidade.

Desde então, a cidade virou um centro de peregrinação. Uma igreja enorme foi construída no centro da cidade e várias lojas foram abertas vendendo artigos religiosos. Quem quiser, também pode visitar o pico onde a Virgem Maria foi vista, onde colocaram um crucifixo enorme.

Medugorje
Igreja de Medugorje
Medugorje
Igreja de Medugorje

Aproveitando a localização, não deixe de visitar Pocitelj, uma cidade medieval que foi um importante centro administrativo da região, mas que hoje está mais voltada para o turismo, principalmente após a sua inclusão nos patrimônios da Unesco. Os pontos mais visitados são a Torre do Relógio, o Castelo, o Muro e a Mesquita. Vale muito a pena andar por suas ruelas!

pocitelj
Torre do Relógio
pocitelj
Pocitelj
pocitelj
Castelo de Pocitelj

Para reserva de hotéis, utilize nosso canal no Booking, Hoteis.com ou Trip Advisor por meio dos banners ao lado. Você não pagará mais nada por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar!
4 Comments

Deixe uma resposta