Istambul, uma Turquia europeia

Share

Istambul é a única cidade no mundo a ficar em dois continentes ao mesmo tempo: Europa e Ásia. Acho que só isso já justifica um motivo de querer conhecer o lugar. Mas acredite, existe muito mais o que fazer! Istambul é uma cidade linda, cosmopolita, mas ao mesmo tempo conservadora, enfim, é diferente de tudo o que você já pode ter visitado.

Ao mesmo tempo em que estamos na Europa, algumas características te lembram que você está em uma cultura asiática, principalmente com relação à religião. Toda a Turquia é predominantemente muçulmana, então a sirene toca cinco vezes ao dia lembrando que está na hora de rezar! É incrível essa hora, pois vários estabelecimentos fecham por alguns minutos e reabrem logo depois de ter cumprido sua obrigação.

E Istambul também é uma cidade rica em história, afinal a famosa Constantinopla que estudamos nos livros de história fica lá! E com vários sinais visíveis até os dias atuais, principalmente suas muralhas e mosaicos!

Falando em conhecer, ir às mesquitas é programa obrigatório, claro. Mas a cidade tem tantas mesquitas e tantas outras coisas para visitar, que torna-se desnecessário conhecer muitas delas, a não ser que esse seja o motivo de sua viagem. Para se iniciar, vá à Mesquita Azul, a mais visitada delas. Veja os horários, pois ela fecha para os turistas nos horários das orações. E lembre-se de se vestir adequadamente, cobrindo braços, pernas e cabeças, principalmente as mulheres. Não deixe de apreciar os mosaicos, portas, paredes. Realmente é um mundo novo a ser descoberto!

A Santa Sofia era uma mesquita, mas hoje se transformou em museu. Então não precisa de tantas recomendações para visitá-la. Os mosaicos expostos são extraordinários e estão em bom estado de conservação. É um outro lugar que vale a pena visitar!

Com relação aos bazares, não deixe de ir ao de Especiarias e ao Grand Bazar, obviamente. Sinceramente, gostei mais do de Especiarias, pois além de ser mais compacto, achei os preços melhores e a qualidade dos produtos também. Não deixe de comer no Pandeli, restaurante que fica no mezanino. A comida é excelente!

Já o Grand Bazar é o maior mercado do mundo, então prepare-se para andar. Ele é dividido por setores, o das joias, tapetes, comidas, roupas. Veja o que quer visitar e vá somente a esse setor. Não perca muito tempo, pois será impossível conhecê-lo inteiramente! Ah, e como todo mercado, prepare-se para negociar! A regra é clara: eles jogam o preço pelo dobro do preço, então negocie que você paga metade da negociação inicial.

Outro passeio obrigatório é fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo! Afinal, em que outro lugar você estará em um continente e olhando tão próximo de outro? Somente em Istambul mesmo! E o passeio vale realmente a pena! Olhar as construções, as pontes, as características dos dois lados, tomando um chá bem quente… Impossível não gostar!

Mas se quiser conferir a parte nova da cidade, vá para a movimentadíssima rua de pedestres Taksim, cheia de lojas que são encontradas no mundo todo. Se quiser uma vista do alto, você tem duas opções, a Galata Tower ou o Eyüp Pierre Lotte Cable Car, ambos na parte nova da cidade. Realmente é uma cidade que vai te surpreender de todas as formas!!!

Sugestão de atrações:

1) Eyüp Pierre Lotte Cable Car
2) Igreja de São Salvador in Chora (mosaicos) (09h00-19h00) – TL15
4) Taksim (Istiklal Cadesse) 
5) Igreja de Santo Antônio de Pádua
6) Galata Tower (09h00-19h00) – TL17,50
7) Estreito de Bósforo
8) Bazar de Especiarias (Egyptian Bazaar) (08h00-17h30) – grátis
9) Mesquita Suleymaniye (09h30-16h30) – grátis
10) Grande Bazar (09h00-19h00) – grátis
11) Mesquita Azul (Sultan Ahmed) (09h00-18h00) – grátis
12) Cisterna da Basílica (09h00-19h00) – TL20
13) Santa Sofia (09h00-19h00) – TL30
14) Palácio Topkapi (09h00-19h00) – TL30 + TL15 (harém) (fecha terça)
Itinerário feito pelo site Sygic Travel

Istambul
Mesquita Azul

Istambul
Mesquita Azul

Istambul
Santa Sofia

Istambul
Santa Sofia

Istambul
Grand Bazar

Istambul
Vista da parte moderna de Istambul

Istambul
Dolmabahce Palace

21 pensamentos em “Istambul, uma Turquia europeia”

  1. Istambul é uma cidade fantástica. É só uma pena que nos últimos anos devido aos problemas na geopolíticos na região, a cidade acabou se tornando alvo do fundamentalismo islâmico. Em minha ultima passagem pela cidade, cerca de um mês depois do atentado no aeroporto, acabei optando por não sair. De toda forma minha conexão era relativamente curta e estava com meus sogros.

  2. Otimo post!
    Uma das cidades no meu TOP LIST! Quero muito conhecer a Mesquita Azul assim como a basílica de Santa Sofia!
    😉

Deixe uma resposta