A cosmopolita Berlim depois da queda do Muro

Share

Berlim é uma cidade cosmopolita na Alemanha que mudou sua cara drasticamente com a queda do muro. Hoje em dia, Berlim parece que quer esquecer seu passado e revitalizou de uma forma que pode ser equiparada a cidades como Paris, Londres ou Nova York em modernidade.

Para perceber isso tudo, basta visitar grandes praças, como a Alexanderplatz ou a Potsdamerplatz. Seus prédios altos e modernos se misturam com alguns resquícios do pré-guerra, como a Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, em que deixaram uma torre destruída e outra totalmente moderna.

Apesar da modernização, algumas partes da guerra ainda estão presentes como o Memorial do Holocausto, em que simularam caixões lembrando o número de mortos e que fica atrás do Portão de Brademburgo, para deixar esse evento memorável, já que é o grande monumento da cidade. 

É legal passar pela Checkpoint Charlie também, onde era a divisão da parte alemã da cidade com a parte americana. Você pode, inclusive, carimbar teu passaporte com alguns “oficiais” presentes no local até hoje. 

E para quem não conseguiu ver a cidade dividida, ainda tem algumas partes do muro pela cidade, como a East Side Gallery, com várias pinturas retratando a queda do muro. Imperdível!

Sugestão de atrações:

1) Alexanderplatz
2) Fernsehturm (torre TV) (10h00 – 20h00) – EUR4,50
3) Rotes Rathaus
4) Museuminsel – EUR14,00 (10h00 – 18h00)
5) Berliner Dom
6) Checkpoint Charlie
7) Potsdamer Platz
8) Kulturforum – EUR8,00 (10h00 – 18h00)
9) Gendarmenmarkt
10) Friedrichstrasse
11) Staatsoper
12) Unter den Linden
13) Brademburger Tor
14) Reichstag (parlamento)
15) Holocaust Monument
16) Hauptbanhof
17) Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche
18) Zoo (09h00 – 17h00) – EUR13,00
19) Kadewe
20) Schloss Bellevue
21) Siegessäule (coluna)

Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Berlim
Berliner Dom
Berlim
Portão de Brandemburgo
Berlim
Reichstag
Berlim
Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis Kirche
Berlim
Checkpoint Charlie
Berlim
Checkpoint Charlie
Berlim
Potsdamer Platz

Atrações um pouco mais afastadas: 

Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Berlim
Parte do Muro
Berlim
Parte do muro
Berlim
Marcação no chão do muro

22 pensamentos em “A cosmopolita Berlim depois da queda do Muro”

  1. Fantástico! Não conheço Berlim mas está nos meus planos! Já guardei as suas dicas! Obrigado por partilhar.

  2. Acho que não tem como não gostar de Berlim. A cidade acabou se tornando uma dessas em que vou todo ano e a cada viagem sempre tem algo diferente para apreciar.

  3. Eu amei a Alemanha! Ainda não tive a oportunidade de conhecer Berlim, mas numa próxima eurotrip pretendo incluir no nosso roteiro. Quero muito me perder pelas ruas de Berlim! <3

  4. Que delícia ler e reviver! Estivemos lá neste ano, em fevereiro, e eu me apaixonei por Berlim. Sabes que eu não tinha expectativas com relação a este lugar, mas eu amei de verdade. E adorei rever agora os lugares por onde passamos. Obrigada.

  5. Adoro Berlim, já fui umas três vezes e com certeza quero ir muitas outras, pois sei que ainda não conheci o bastante. Essa cidade é repleta de história e de lugares interessantes p conhecer. Adorei reviver Berlim através das suas fotos.

Deixe uma resposta