Zakynthos – o que conhecer?
Zakynthos é uma ilha localizada no Oeste da Grécia e faz parte das Ilhas Jônicas, junto com Kefalonia, Corfu, Paxos, Antipaxos e Lefkada. É uma ilha linda, montanhosa, e com um mar azul neon indescritível, que nem acreditamos ser de verdade!!!
Em termos de tamanho, ela é a terceira maior das Ilhas Jônicas, perdendo para Kefalonia é Corfu. Dá pra chegar de avião, pelo Aeroporto de Zakynthos ou de ferry, pelos Portos de Zakynthos ou Ágio Nikolaos.
Tente fazer base no centro da Ilha, assim você terá fácil acesso para todas as direções. Outra dica é focar nas atrações de um lado por vez, pois as piores curvas estão localizadas no centro, então evite visitar uma atração de um lado da Ilha e outra atração localizada do lado oposto.
O que conhecer da parte Norte de Zakynthos?
A grande atração da parte Norte é a Navagio Beach, praia que ficou mundialmente conhecida depois que um navio naufragou em suas encostas em 1981. Sua água é completamente transparente e de um azul inexplicável, de tão neon que fica, principalmente na hora que o sol está em cima dela, o que geralmente ocorre das 11:00 às 15:00.
É uma praia acessível somente por barco! Os melhores portos para contratar o passeio são no Porto Vromi ou no Cabo Skinari, devido à proximidade com a Praia. Mas nada impede você de sair do Porto de Agios Nikolaos, principalmente se você resolver fazer um tour pela Ilha de barco.
Independente da forma de chegar à Navagio, não deixe de ir ao seu Mirante, de onde você tem a famosa vista da Praia. Na frente do estacionamento, já tem uma plataforma de onde você vê um pedaço da Praia, os rochedos em sua volta e o mar azul turquesa. Mas você não consegue ver o barco naufragado!!
O melhor jeito de você ver a conhecida foto é percorrer uma das trilhas que saem do estacionamento. A da direita é mais fácil que a da esquerda, já leva uns 10 minutos até chegar a um ponto com boa visibilidade!
Ambas são perigosas, pois não possuem nenhuma proteção e são cheias de pedras soltas e irregulares. Mas dá para fazer indo com calma, prestando atenção em cada passo e não se aproximando muito do penhasco. Não esqueça de ir de tênis, que é o melhor calçado para fazer esse percurso.
Como você vai querer visitar a Navagio várias vezes durante sua estadia e em diversos horários, aproveite para conhecer outras atrações que ficam no caminho.
Em um dia, faça o passeio de barco pelas Blue Caves, que geralmente é feito junto com a visita da Navagio Beach, saindo do Cabo Skinari. A encosta dessa região é lindíssima, bem montanhosa, com muitos rochedos e ainda tem um moinho, que dá um charme a mais à paisagem.
Ali perto, existem algumas praias também que vale a pena conhecer. Uma delas é a Xigia, que possui água sulfurosa. chamada Xigia. O cheiro não costuma ser muito forte, então dá para curtí-la, sim. Outras que gostei bastante foram a de Ágios Nikolaos e a Makris Gialos também.
No outro dia, deixe para ir à Navagio pelo outro lado, por Porto Vromi. Ali perto, aproveite para fazer compras na cidade de Volime, que possui várias lojas de artesanato, com produtos típicos da região.
Uma vez em Zakynthos, não deixe de curtir o por do sol, que é maravilhoso. O melhor local fica na região de Kampi, onde existem várias tavernas com mirantes para onde ele se põe. Antes de chegar lá, não deixe de apreciar a Oliveira mais antiga da Ilha e que ainda está produzindo. Ela fica em Exo Chora.
O que conhecer da parte Sul de Zakynthos?
Na parte Sul, a principal atração fica no Cabo Keri, onde tem um mirante com vista para o faraglioni, aquele rochedo que fica no meio do mar.
Nessa região também tem suas Blue Caves, acessíveis por um passeio de barco pela Praia Agios Sostis. Dessa praia, também, você acessa a Ilha Marathonisi por meio de uma ponte. Nessa ilha fica um Beach Club e você paga ingresso pra entrar.
Quem curte agito e baladas, não deixe de conhecer Laganas, a cidade onde ficam as boates de Zakynthos. Ao passar pela avenida principal, você já sente o estilo do local, com seus letreiros iluminados, bem ao estilo de Las Vegas .
A praia com a maior extensão de areia é a Banana, também na região Sul. A paisagem não é tão bonita como as demais praias, mas quem curte estrutura e Beach Clubs, é uma excelente opção.
Se quiser uma praia com estrutura e paisagem linda, não deixe de conhecer Porto Limnionas, um pouco mais ao Norte. É uma praia maravilhosa, com águas transparentes e azul neon. Ela possui uma estrutura diferente, pois tem um restaurante, mas as espreguiçadeiras ficam nas pedras, na descida para o mar, já que ela não possui areia.
E saindo um pouco do assunto praia, não vá embora de Zakynthos sem conhecer a sua capital, de mesmo nome. Deixe para ir no final da tarde, assim você aproveita as atrações da Ilha e esperando sol baixar para curtir melhor.
As principais atrações ficam em torno da Solomos Square, onde fica o Museu Bizantino e a Igreja Renascentista Ágios Nikolaos de Molos, que já sofreu vários terremotos.
Saia dali e ande pela Rua Roma , que é de pedestres, e possui lojas e restaurantes de todas as formas. Continue pela avenida a beira mar até a linda Igreja de São Dionísio! Ela possui muitos afrescos em sua fachada e no interior, também. É maravilhosa é um excelente lugar para encerrar a visita na Ilha de Zakynthos!