Zadar além do Órgão do Mar e da Saudação ao Sol
Zadar é uma cidade do Norte da Croácia cheia de história que todos devem visitar. E ultimamente isso vem realmente acontecendo, já que as atrações modernas que foram implementadas na cidade conquistaram os turistas. Do que estou falando? Do Órgão do Mar e da Saudação ao Sol.
O Órgão do Mar é um órgão construído de pedra na beira mar com alguns buracos aparentes. Quando a onda bate nesses buracos, toca um som, como se estivesse mesmo tocando música. É um ótimo lugar para sentar e apreciar o maravilhoso por do sol da região com um fundo musical totalmente natural.
Já a Saudação ao Sol é um grupo de placas coloridas que captam a energia solar durante todo o dia. Ao anoitecer, essas placas são iluminadas com a energia estocada, formando um piso totalmente iluminado e colorido. Dizem que mesmo em dias de chuva, as placas são acesas, pois a incidência solar lá é tão grande que consegue armazenar a energia para a iluminação de um dia sem sol. Achamos incrível!
Aproveitando que você já está em uma cidade magnífica, dê uma volta pela Riva, o calçadão à beira mar, de preferência no final da tarde, para apreciar o por do sol, que é bem bonito. De lá, não deixe de dar uma passada no seu centro histórico. Entre por um dos portões, ande pela Kalelarga, sua rua mais famosa e admire a Praça do Povo. Uma igreja para visitar em Zadar? A de São Donato, claro, que teve sua construção iniciada no século IX e está preservada até hoje. Sua localização também é fantástica – em frente ao foro romano da cidade e do Museu de Arqueologia. Adoramos!
Sugestão de atrações:
- Portão de Terra e Muros
- Praça do Povo
- Mercado
- Igreja de São Crisógono
- Portão do Mar
- Igreja de São Donato
- Órgão do Mar
- Agradecimento ao Sol