20/11/2014
A diferente Veneza + Pádua
Veneza, situada na região do Vêneto, na Itália, é a cidade mundialmente conhecida por seus canais e por suas gôndolas e por ser uma cidade onde não entra carros. Sim, o meio de transporte utilizado é o barco, pois a estrada para no comecinho da cidade, onde fica a rodoviária. De resto, você pode escolher os vaporettos, gôndolas ou bicicleta, como meios de transporte. E a pé, claro!
Se estiver fazendo uma viagem de carro pela Itália, não se desespere. Existe um estacionamento na cidade, pertinho da Piazzale Roma onde fica a rodoviária. Não é muito barato e precisa de reserva. Mas acho que vale a pena, contando o transtorno de devolver o carro antes de chegar e retirar um outro para continuar a viagem. Fizemos isso e não nos arrependemos!
Muitas pessoas acham o passeio de gôndola super romântico, ainda mais se o condutor for cantando pelo caminho. Sinceramente, não concordo com isso, rs! Primeiro, porque a paisagem no caminho não ajuda muito, a maioria das casas estão bem velhas, precisando de manutenção urgente. E depois, vamos dizer que o cheiro do canal também não é muito agradável… Mas é um passeio que deve ser feito em Veneza (✔️ checked), kkk.
Veneza também não é uma cidade barata! Tudo lá é caro exatamente porque tudo é feito por barco, desde limpeza, abastecimento, reformas, compras. E eles embutem tudo isso no preço! Outra coisa é a ausência de estabelecimentos normais em toda cidade, como escolas e escritórios, por exemplo. Então tudo é voltado exclusivamente para turistas, então eles exploram mesmo nos preços.
Bom, mas vamos conhecer a cidade (pelo menos uma vez na vida). A ponte Rialto é um dos pontos de partida. A ponte é coberta de lojinhas e barraquinhas para comprar os souvenirs. De lá partem também os passeios de gôndolas. Aproveite o passeio já para chegar ao próximo ponto turístico, que é a Praça São Marco.
Essa praça é a mais famosa, pois várias atrações ficam ali, como a Basílica São Marco, o Palácio Dodge, o Campanário e a Ponte dos Suspiros. Tem um centro de compras muito bom também, com lojas das principais marcas do mundo.
Se quiser conhecer outras atrações, vá para o Peggy Guggenheim, museu patrocinado pela Fundação Solomon Guggenheim, que abriga obras de artistas italianos e internacionais. Nesta mesma parte da cidade, fica a belíssima igreja Santa Maria della Salute. Não deixe de passar no Campo Santa Margherita, praça cheia de restaurantes para curtir o final do dia.
Sugestão de atrações:
- Ponte Rialto
- Clock Tower Venice
- Basilica San Marco
- Ponte dos Suspiros
- Riva degli Schiavoni
- Palácio Dodge
- Grand Canal
- Campanário San Marco
- Praça San Marco
- Basilica Santa Maria della Salute
- Peggy Guggenheim Collection
- Zattere Promenade
- Campo Santa Margherita
Arredores:
Pádua é a cidade conhecida por ter sido o lugar onde viveu Santo Antônio de Pádua, virou ponto de peregrinação por católicos do mundo todo, mesmo a igreja não ter o título de catedral. Sua arquitetura também é imponente, com a cúpula inspirada na Basílica de São Marco e esculturas de Donatello em seu exterior.
Mas não deixe de conhecer a Cappella della Scrovegni, com afrescos do pintor Giotto feitos em 1305. São realmente maravilhosos e o jardim da mandão onde fica a capela também é bem legal, cheio de esculturas modernas. Só não esqueça de comprar os tickets com antecedência, pois só entra com horário marcado e lota bem rápido.
Outro lugar interessante é o Prato della Valle, um jardim oval cheio de esculturas super diferente. É, também, uma das maiores praças da Europa. Vale a pena a visita!!!
9 Comments
Maravilha! Veneza é uma das cidades mais inspiradoras do mundo e você caprichou mesmo nas dicas! Viajei junto!
Obrigada!!! É uma cidade que todos deviam ter a oportunidade de ir pelo menos uma vez na vida…
Sonho estar um dia em Veneza durante o Carnaval. Deve ser (ainda mais) mágico. Já tinha ouvido falar do odor dos canais (afinal água parada não podia ser de outra forma), mas desconhecia o facto de não existirem serviços como escolas na cidade. Interessante.
E Pádua que adotou o “nosso” santo António de Lisboa, né?
O Carnaval de Veneza deve ser incrível mesmo… Morro de vontade de ir um dia…
Veneza deve ser uma cidade muito bonita e mágica, algum dia terei de ir! Se bem que não está nas minhas prioridades, da próxima vez que for a Itália tentarei não perder a visita! E vou levar uma mola pra por no nariz e não cheirar nada 😀 ahahah
Veneza é uma cidade completamente diferente das demais… Acho que pelo menos uma vez na vida vale a visita…
Veneza é realmente uma cidade linda, romântica e inspiradora. Eu amei conhecer e pretendo voltar. Adorei o post e as dicas. Bjs
Veneza eu achei turística demais… Eu adoro o convívio com os locais e senti muita falta disso por lá… Talvez precise voltar para tentar tirar a má impressão que fiquei dela…