Alberobello e mais cidades do Valle d’Itria

O Valle d’Itria é a região da Puglia, na Itália mais conhecida e visitada Pelos turistas. É uma região cheia de cidades históricas, com suas casinhas brancas e trulli por todo lado. Conhecemos quatro delas: Alberobello, Locorotondo, Cisternino e Ostuni, mas saiba que existem mais. Não fique em dúvida em quais delas conhecer! Visite pelo menos essas quatro a seguir, pois como você verá, cada uma delas tem alguma peculiaridade que irá te conquistar, assim como me conquistou!

Mas se você tiver interesse e disponibilidade para conhecer as demais, acredito que elas não devem te desapontar também.

Valle d´Itria
Itinerário feito pelo site Sygic Travel

1) Alberobello:

Alberobello é conhecida como a cidade dos trulli! O Trullo (trulli é no plural) é uma casa feita de pedra branca e telhado em forma de cone, todos encaixados pedra por pedra. Esse formato serve para deixar o cômodo mais alto, como forma de buscar proteção divina. Esse tipo de construção é bem antigo, de milhares de anos, embora ainda não seja conhecida a sua origem. Para obterem mais proteção ainda, algumas pinturas eram feitas no telhado, como símbolos de origem pagã ou cristã.

Na cidade existem aproximadamente 1.400 trulli, sendo a única no mundo a tê-los com essa quantidade! É óbvio que uma cidade cheia de história e peculiaridades tinha que se tornar protegida pela UNESCO, fato que ocorreu em 1996, aumentando, assim, significativamente o seu turismo.

Alberobello é bem compacta! O passeio é praticamente ficar andando pelo centro observando os trulli, ainda mais que eles se diferem uns dos outros. Não deixe de reparar no Trullo Sovrano, que é o único de dois andares, o Trullo Siamese, que são dois trulli unidos pelo mesmo telhado e a Chiesa de Santo Antônio de Padova, que foi construída em um trullo.

Saindo dos trulli, não deixe de conhecer a Igreja de Cosme e Damiano, que são os padroeiros da cidade. A construção dela é de estilo renascentista, o que difere do restante da cidade. Se você conseguir conhecê-la no dia 27 de setembro, verá o desfile e toda a festa que a cidade faz para comemorar o dia deles.

Alberobello
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Alberobello
Ruas de Alberobello
Alberobello
Trullo típico de Alberobello
Alberobello
Trullo Sovrano
Alberobello
Pinturas como essas são comuns nos telhados
Alberobello
Vista dos trulli de Alberobello
Alberobello
Igreja de Cosme e Damiano

2) Locorotondo:

Locorotondo é considerada uma das cidades mais bonitas da Itália! O motivo? É uma cidade medieval em formato circular construída em cima de um morro, com suas casas todas brancas, de influência grega, dando um charme a mais ao local.

O seu centro histórico é bem compacto, mas não deixa de ser imperdível a sua visita. Não fique preocupado em procurar atrações, pois caminhar por suas ruas e observar suas casas já será suficiente.

Se Alberobello é considerada a cidade dos trulli, Locorotondo é a cidade dos cummerse. Os cummerse são casas feitas de calcário, sendo o seu telhado feito de pedra preta inclinando sobre ela. Para complementar, a cidade ainda possui algumas vinícolas que produzem um vinho branco local.

Locorotondo
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Locorotondo
Uma das cidades mais bonitas da Itália
Locorotondo
Cummerse – as casas típicas de Locorotondo
Locorotondo
Centro histórico de Locorotondo
Locorotondo
Jardins floridos das ruas de Locorotondo
Locorotondo
Ruas de Locorotondo
Locorotondo
Centro histórico de Locorotondo

3) Cisternino:

Cisternino também é considerada uma das cidades mais bonitas da Itália, juntamente com Locorotondo! Ela também é uma cidade medieval de influência grega, ou seja, suas ruas são estreitas e as casas são brancas para não deixar passar tanto calor.

Todo o movimento da cidade se encontra na Piazza Vittorio Emanuele, onde fica a Torre dell’Orologio, o cartão postal da cidade, com alguns bares e cafés.

O que a cidade tem que a diferencia das demais? Em termos de arquitetura ou história, não muito, mas em termos de gastronomia, sim. Cisternino é um dos poucos lugares no mundo em que se come em um açougue! Sim, no próprio açougue você escolhe o corte da carne que você quer, eles pesam e grelham na hora para você comer. Existem alguns na cidade e são conhecidos como fornello. Não deixem de conferir!

Cisternino
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Cisternino
Uma das cidades mais bonitas da Itália
Cisternino
Piazza Vittorio Emanuele
Cisternino
Centro histórico de Cisternino
Cisternino
Ruas de Cisternino
Cisternino
Ruas de Cisternino
Cisternino
Um dos açougues-restaurantes da cidade

4) Ostuni:

Ostuni é conhecida como a Cidade Branca! Como a maioria das cidades da região, seu centro histórico também é formado por casas brancas, devido à origem grega. E sim, olhando a cidade de longe, é a que mais parece que estamos na Grécia. Por que? Porque ela é a que está mais perto do Mar Adriático, tendo, inclusive, vista para ele nos dias claros.

Outro destaque para a cidade é o Obelisco di Sant’Oronzo, que é o padroeiro da cidade. Ele possui estilo barroco e está localizado na Piazza della Libertà, a praça principal da cidade, onde fica, também, a Prefeitura e a Chiesa di San Francesco.

Ostuni
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Ostuni
Obelisco de Sant’Oronzo, na Pizza della Libertà

Ostuni
Casas brancas de Ostuni
Ostuni
Ruas de Ostuni
Ostuni
Chiesa di San Francesco
Ostuni
Ostuni e o Mar Adriático ao fundo
Ostuni
Prefeitura de Ostuni
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!

Deixe uma resposta