Rota do Prosecco e Treviso
Treviso, localizada na região de Veneto, no norte da Itália, é conhecida como Pequena Veneza, pois está localizada a 40km de distância da original e também possui vários canais pela cidade. É, também, excelente base para conhecer a Rota do Prosecco!
É uma cidade fora do circuito turístico, mas com algumas atrações que valem a pena conhecer! E foi uma parada estratégica em nosso caminho, ao sair das Dolomitas, rumo à Toscana, já que não queríamos ir novamente para Veneza.
O seu centro histórico é bem charmoso e compacto, então em um dia você conhece o que precisa com calma.
O melhor ponto de partida é o Duomo, construído entre os séculos XI e XII, com arquitetura neoclássica. Em seu interior, existem várias obras de arte, sendo o mais imponente o retábulo de Ticiano, localizado ao fundo da nave direita. Não estranhe a escuridão, pois você precisa colocar uma moeda de €1 para iluminar o espaço!
Depois, vá para a Via Calmaggiore, a principal rua de comércio. Preste atenção na parte superior dos arcos construídos nas calçadas, pois possuem muitos afrescos no teto!
Continue andando até a Piazza dei Signori, onde está localizada a Prefeitura da cidade e vá para a Loggia dei Cavalieri, outro marco importante da cidade. Ele foi construído no final de 1.200 e era o ponto de encontro dos nobres de Treviso. Hoje é utilizado para eventos na cidade.
Depois continue andando sem rumo pela cidade, descobrindo cantinhos pitorescos, principalmente perto dos canais e no final da tarde, quando a luz fica ainda mais charmoso!
Rota do Prosecco
A Rota do Prosecco está localizada na região do Veneto, perto de Treviso! Quem estiver em Veneza ou Verona, também ficam bem próximo à Rota.
Um vinho só pode ser chamado de prosecco se ele foi produzido nas colinas de um dos 15 municípios localizados no terroir dessa região. E esse terroir possui a Dominação Controlada e Garantida (DOCG) e faz parte da lista dos patrimônios da UNESCO. Então não podíamos deixar de conhecê-la.
A rota compreende a estrada entre as cidades de Valdobbiadene e Conegliano. O caminho é lindo, bem montanhoso, cheio de vinícolas e vilarejos medievais. E como a distância entre elas é de 50km, você pode percorrê-la em apenas um dia.
Você pode visitar várias vinícolas na Rota! Na maioria das vinícolas, existem, também, o seu restaurante, onde você pode fazer refeições com degustação de prosecco. Só preste atenção aos horários de visitação e se precisa de agendamento, inclusive nos restaurantes. Assim você consegue otimizar melhor o seu tempo.
É um passeio diferente e bem agradável, principalmente em um final de semana ensolarado, quando encontramos muitos locais curtindo o mesmo passeio que os turistas. Vale muito a pena, também, para quem curte ou entende de vinhos!
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!