Toscana – uma das regiões mais visitadas da Itália
A Toscana é uma das regiões mais visitadas na Itália! Também, ela possui inúmeras cidades e atrações que atraem todos os perfis de viajantes. Você encontra muita arte, cidades medievais, gastronomia excelente, vinícolas renomadas e paisagens deslumbrantes.
Se possível, fique o máximo de tempo possível na região e em várias bases, assim você consegue conhecer tudo com mais calma e tranquilidade. Mas se não der, sempre cabe uma nova viagem à essa região incrível da Itália.
1) Florença
Florença é a porta de entrada para uma viagem à Toscana. É, também, uma cidade riquíssima em cultura, pois muitas obras importantíssimas encontram-se lá. Por todo canto que olhamos, alguma coisa de interessante tem. É um lugar obrigatório em uma viagem à Itália.
2) Fiesole – 10km de Florença (norte da Toscana)
Fiesole é uma cidadezinha no topo de uma montanha, pertinho de Florença. Muitas pessoas vão lá para conhecer o Teatro Romano ou os Muros Etruscos que ainda estão de pé. Mas, na verdade, a maior atração da cidade não fica por lá. Sim, como a cidade está em uma região alta, o maior atrativo é a vista de Florença que temos de lá.
3) Greve in Chianti – 30km de Florença (sul da Toscana)
Greve in Chianti é a principal cidade da região do Chianti, famosa pelo seu vinho. A cidade respira vinho e gastronomia, principalmente próximo da praça principal. E se quiser visitar vinícolas, nos arredores da cidade e em toda a região do Chianti, você encontra diversas opções.
4) Siena – 73km de Florença (sul da Toscana)
Siena é uma importante cidade da Toscana, na Itália, famosa por sediar o Palio, corrida de cavalos que ocorre duas vezes por ano. O seu centro histórico é bem charmoso também, além de possuir uma Catedral maravilhosa.
5) San Gimignano – 53km de Florença (sul da Toscana)
San Gimignano é uma cidade linda, toda medieval, cheia de torres (14) e ruelas, toda murada e com várias lojinhas e restaurantes. O centro histórico da cidade tem o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, como forma de ajudar a preservação do local.
6) Pisa – 89km de Florença (oeste da Toscana)
Pisa é conhecida por sua torre inclinada! Ela ficou interditada por muito tempo para tentarem arrumar a sua inclinação, pois estava correndo risco de desabamento. Após o endireitamento, hoje ela está aberta para visitação, com um mirante em seu topo para vista da cidade.
7) Lucca – 82km de Florença (oeste da Toscana)
Lucca é uma cidade medieval maravilhosa, pertinho de Pisa, onde nasceu Puccini, famoso compositor de ópera. Andar por suas ruas medievais é um passeio agradabilíssimo! Se tiver em dia de feira na Praça da Catedral de St. Martin, melhor ainda, pois os italianos adoram os dias de feira, o que deixa a cidade ainda mais animada e simpática.
8) Cortona – 116km de Florença (leste da Toscana)
Cortona é uma cidadezinha localizada no leste da Toscana super charmosa! A cidade ficou mundialmente conhecida após a gravação do filme “Sob o sol da Toscana”, o que fomentou bastante o turismo por lá!
9) Arezzo – 77km de Florença (leste da Toscana)
Arezzo é uma cidade maravilhosa localizada no leste da Toscana! É uma cidade histórica, super bem conservada e com muitas atrações que vão fazer vocês se apaixonarem por ela.
10) Montepulciano – 109km de Florença (sul da Toscana)
Montepulciano é una cidade medieval super charmosa localizada no Val d’Orcia, no sul da Toscana. Ao andar por suas ruelas, parece que estamos de volta ao passado, principalmente porque elas são quase que exclusivamente para pedestres, então não vemos muitos carros.
11) Val d’Orcia
Val d’Orcia é aquela região que possui tudo o que sempre pensamos quando falam da Toscana! Muitas vinícolas em uma região montanhosa, com estradas estreitos e curvilíneas, cheias de ciprestes ao redor.