Symi – uma das ilhas mais pitorescas da Grécia
Symi é uma das ilhas mais pitorescas da Grécia! Ela está localizada na região do Dodecaneso e o ferry demora uma hora de viagem, tanto de Rodes, como de Kos, os principais portos de acesso.
Ela é pequena, então dá para conhecer em apenas um dia, como bate-volta da cidade de Rodes, por exemplo. Mas se você quiser curtir as suas praias, recomendo ficar pelo menos uma noite, assim você consegue conhecer e aproveitar melhor.
A Ilha foi economicamente famosa por causa de suas esponjas. No entanto, hoje, sua principal economia é o turismo mesmo. Seu cartão postal é o porto, que é rodeado por casas coloridas. Essas casas são, em sua maioria, hotéis e restaurantes, então você encontra uma infraestrutura turística na ilha.
Symi é montanhosa, 500 degraus separam a parte de baixo (Gialos) para a parte de cima (Ano Symi). Conforme você vai subindo os degraus, você vai encontrando a parte menos turísticas da ilha, com casas residenciais e igrejas. Vale a pena subir se você quiser fugir da parte turística e tiver condicionamento físico.
Outra atração que não pode faltar é a Torre do Relógio, construída em 1881. Você vai vê-la de todos os cantos da ilha, então não será difícil de localizar.
As melhores praias são acessíveis somente de barco! Então se quiser curtí-las, contrate algum dos barcos que ficam atracados no porto. Eles funcionam no esquema hop-on, hop-off para as principais praias da ilha, como a Agia Marina, a Agios Nikolaos, a Agios Georgios Dysalonas e a Nanou.
Monasterio de Panormitis
Uma atração que você não deve deixar de conhecer é o Monastério Panormitis! Dependendo do ferry que você pega, ele para no Monastério por uma hora, então você pode descer e conhecer com calma e depois chegar no centro da Ilha. Você também pode chegar de carro também, se não conseguiu pegar esse ferry.
O Monastério é dedicado ao Arcanjo Miguel, que apontou o local onde deveria ser sua construção. O edifício hoje foi construído no século XVII, em estilo ortodoxo. É um lugar maravilhoso, independente de sua fé.
Dica: deixe para conhecer a Capela mais tarde, pois todos que desembarcam do barco vão primeiro para lá, então fica bem tumultuado. Espere todos saírem e entre, assim você consegue analisar tudo com calma.
Em seu interior, é todo ornamentado com relíquias de prata deixadas por pessoas que conseguiram alguma graça por meio do monastério. O seu teto é também lotado de afrescos, tudo riquíssimo em detalhes, como toda capela ortodoxa. Incrível!!!
A Ilha de Symi foi uma grata surpresa em nossa viagem! Gostaríamos até de ter ficado mais tempo. Então é um excelente passeio para quem tiver algum dia sobrando em Rhodes.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!