Santa Maria di Leuca e as praias do Sul de Salento
Santa Maria di Leuca é a cidade localizada mais ao sul da Puglia, na Itália, ou seja, na ponta da região. Essa Ponta se chama Punta Meliso, onde também fica a confluência dos mares Adriático e Jônico.
Como é uma cidade litorânea e cheia de cavernas, falésias e um mar cristalino. Suas praias, mesmo sendo de pedra ou de areia grossa, são bem movimentadas no verão. Se possível, tente fazer o passeio de barco pela região para conhecer as cavernas da região.
Outra atração da cidade é o Santuário di Leuca, também conhecido como Basilica di Santa Maria de Finibus Terrae, que significa Basilica localizada no fim da terra, onde ela está localizada. Essa basílica faz parte, inclusive, da rota de peregrinação Via Francigena, o que também atrai muitas pessoas à cidade.
Ao lado da Basilica fica o farol, com 45m de altura, o que possibilita enxergar até 40km de distância. Embaixo dele, foram construídas duas rampas que liga a basílica ao antigo porto da cidade. Durante algumas noites, em sua maioria no verão, acontece um espetáculo de luzes sobre a cascata artificial também construída no local, chamado Cascata Monumentale.
No centro histórico da cidade, não deixe de observar as várias villas construídas no século XIX em sua maioria pelos arquitetos Ruggeri e Rosso. Algumas estão em bom estado de conservação…
Se quiser curtir a cidade com calma, principalmente as suas praias, recomendo ficar algumas noites por lá, mesmo sendo próximas de Otranto, Lecce ou Gallipoli, geralmente as cidades onde a maioria das pessoas ficam base na região.
Arredores:
O Canale del Ciolo é um canal localizado perto de Santa Maria di Leuca, onde fica o fiorde de Salento. No verão, as pessoas aproveitam as pequenas faixas de areia ou mesmo suas falésias para tomar sol e se banhar no Mar Adriático.
Se você não quiser descer as escadarias que levam até à praia ou ao mar, dá para apreciar a vista da região pela Ponte Ciolo, de 40m de altura, que liga uma ponta do fiorde à outra ponta.
Santa Cesárea Terme é uma cidade litorânea que possui fontes de água sulfurosa, o que a torna uma estância termal. Mas como a cidade está localizada nas margens do Mar Adriático, também possui praias lindíssimas e com água cristalina.
Mas sua principal atração é a Villa Sticchi, um palácio de origem moura construído no final do século XIX, que lembra uma mesquita. Ele foi construído no alto da cidade e sua enorme cúpula é visível de toda parte.
Porto Miggiano é uma cidade onde sua praia é a principal atração. Ela está localizada entre várias falésias, com água cristalina e várias grutas. Para chegar até lá, basta descer uma escadaria de aproximadamente 100 degraus! Na entrada da praia, fica ainda uma torre de observação construída no século XVI. Vale muito a pena conhecer!!!
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!