27/04/2015
Roma, conhecendo suas icônicas atrações ao ar livre
Roma, na região de Lazio, na Itália, é a cidade que todo mundo sonha em conhecer algum dia, principalmente por causa de suas atrações reconhecíveis por todos. Quem nunca se imaginou andando no Coliseu, assistindo a uma missa do Papa ou jogando sua moedinha na Fontana di Trevi?? Acho que já nascemos com essa vontade, rs.
Roma também é a cidade das igrejas. Nem queira conhecer todas!!! Separe apenas algumas que lhe interessa e largue outras para a próxima visita à cidade. Sim, Roma é um lugar para ser visitado diversas vezes na vida. Faça a mesma regra com as praças.
Não tenha pressa em conhecer a cidade. Roma foi feita para ser desbravada com calma, curtindo cada detalhe, já que são muitos. Permita-se andar por suas ruelas sem destino, pois serão elas que irão te conquistar. Aquela ruazinha que não leva a nenhum ponto em especial, mas que é tão charmosa que te cativa. Ou aquela praça com uma fonte maravilhosa (provavelmente feita por Bernini) que você senta por um minuto e não tem vontade de sair. Sim, Roma é assim mesmo.
E o Vaticano?? Vá assistir à missa do Papa e conhecer seus museus e a Capela Sistina, sim. É um programa essencial em uma primeira visita à Roma. Se você for em uma próxima vez à cidade, já pode se tornar um programa dispensável.
Para visitar os pontos antigos da cidade, vá ao Colosseo, ao Arco di Constantino, ao Fori Imperiale, ao Foro Romano, ao Circus Maximus e às Terme di Caracalla. São pontos importantes na história da cidade que estão preservados até hoje para visitarmos. Não vamos ignorar, certo??
Já com relação às igrejas, segue algumas sugestões: Basilica di San Pietro (imperdível), Chiesa di Santa Maria del Popolo, Chiesa San Luigi dei Francesi (uma pérola que poucas pessoas visitam), a Chiesa Sant’Agnese in Agone, na Piazza Navona, a Basilica Santa Maria in Trastevere e a Bocca della Verità. São muitas?? Sim, mas perto do número de igrejas da cidade, são bem poucas mesmo. E lembre-se que muitas delas têm verdadeiras obras de arte dentro, transformando-as praticamente em um museu, e não em uma igreja.
Não deixe de andar pela Via Veneto, pela Via Condotti e pela Via del Corso, as ruas mais famosas de lá. A Scalinata della Trinità, na Piazza di Spagna, também é um marco, principalmente na primavera, quando a escadaria é enfeitada de flores. É maravilhoso!!
À noite, faça como os romanos e vá comer uma massa, tomando um bom vinho, de preferência no bairro de Trastevere, onde estão as melhores cantinas da cidade. Depois, fique andando pelas ruas e praças só curtindo o dolce far niente que só Roma consegue proporcionar. É imperdível!!!
One Comment