Pompeia + Vulcão Vesuvio
Pompeia era uma cidade localizada a 22km de Nápoles, na região de Campania, da Itália. Ela ficou conhecida por causa da erupção do Vulcão Vesúvio, em 79 d.C., que a destruiu completamente. Ela ficou soterrada por 1600 anos, tendo sido reencontrada apenas em 1748. As cinzas e a lama protegeram boa parte da cidade e moldaram os corpos na exata posição em que ficaram no momento de sua morte.
Hoje em dia, é um sítio arqueológico completamente diferente de tudo o que você já encontrou no mundo, tanto que foi incluído na lista dos patrimônios da UNESCO e deve ser visitado se estiver na região! Na lista também foram incluídos os sítios de Herculano e Torre Annunziata, próximos à Pompeia e bem parecidos, porém menores em tamanho. E em qualquer uma delas, o plano de fundo é o próprio Vulcão Vesúvio, visível de todas as partes dos sítios arqueológicos.
Antes de seu fim, Pompeia era conhecida como uma vila de férias dos romanos, tendo sido revitalizada após a anexação à República Romana, em 89 a.C., com Lúcio Cornelio Sula. Nessa revitalização, foram construídos o anfiteatro, o aqueduto, os banhos públicos e vários palacetes e casas de comércio.
A maior prova de como era a vida nessa época pode ser vista pelos afrescos que foram pintados nas paredes das construções. São retratos de como era a vida na cidade, principalmente relacionado a seus usos e costumes. Mosaicos também são vistos com bastante frequência! Como medida de preservação, esses afrescos estão sendo exibidos no maravilhoso e imperdível Museu Arqueológico da cidade de Nápoles.
Para visitar o sítio arqueológico, vá com tempo e com calçados baixos e confortáveis, pois o espaço é enorme e é acessível somente a pé. Não se esqueça de levar comida e bebida também, pois uma vez dentro do sítio arqueológico, não tem mais nada para vender, nem toaletes. Mesmo assim, é um lugar maravilhoso e imperdível!!!
Arredores:
Uma vez em Pompeia, não deixe de visitar o Vulcão Vesúvio, o causador da destruição da cidade. Ele é o único Vulcão em atividade na Itália Continental, já que os outros Vulcões em atividade são o Etna e Stromboli estão localizados na Ilha da Sicília.
O seu acesso é bem tranquilo! Uma estrada simples e cheia de curva leva até o estacionamento, que é o último ponto que dá para chegar por conta própria. No próprio caminho, encontramos lavas por todo o caminho é uma vegetação mais escassa também. Existem também lojas de artesanato que vendem objetos feitos com a lava do próprio Vulcão. São peças lindas!!!
Se você quiser chegar até sua cratera, você pode terminar de chegar a pé ou de van própria que fica ao lado do estacionamento. Se o dia estiver claro, a vista de Nápoles e de toda a sua Baía é lindíssima também, então mesmo que você não pretenda ver a cratera, vale a pena subir para ver a vista.
É um passeio diferente, mas não vá esperando muita estrutura ou atividades, como encontramos no Vulcão Etna, quando visitamos a Sicília, que tem, inclusive, uma estação de esqui nele.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!
Estive em Pompéia e realmente impressiona! Tive a sensação de muita dor e tristesa pelo povoado! Talvez como a população local nos seus últimos momentos! Silencioso apesar de muitos turistas. Uma visita que vale muito a pena!
Também achei um lugar impressionante… É algo que não vemos em nenhum outro lugar do mundo… Adorei ter conhecido…