Polignano a Mare + Monopoli + San Vito
Polignano a Mare é uma linda cidade da Puglia, na Itália, nas margens do Mar Adriático, que não deve ficar de fora de sua viagem. Como ela é de origem grega, suas casas são todas brancas para amenizar a alta temperatura da região. Além do mais, ela foi construída em cima das falésias que se localizavam na região, deixando-a ainda mais pitoresca.
Depois da dominação grega, foram os romanos quem dominaram a cidade. O fato mais importante desse período foi a construção da Via Appia, que ligava Roma a Brindisi, na Puglia, passando por Polignano a Mare. Alguns pedaços dessa famosa estrada ainda podem ser vistas hoje em dia, como, por exemplo, a Ponte Monachile.
O cantor Domenico Modugno, famoso pela música Volare, nasceu na cidade, então em vários lugares vemos alguma homenagem a ele. A cidade também ganhou vários títulos do Programa Bandiera Blu, que classifica as melhores praias da Itália.
A cidade é famosa por suas grutas, que acabaram sendo formadas pelas erosões ao lindo de milhares de anos. A melhor forma de conhecê-las é fazendo um passeio de barco que dura pouco mais de 1 hora e percorre toda a cidade até Monopoli, a cidade vizinha. Fizemos com a Sofia Excursione e adoramos!
Polignano também tem praias para visitar, mas não espere grandes faixas de areia! A maioria das praias de Polignano são de pedra e estreitas. Mas a água é bem cristalina, para compensar. Se quiser uma de areia na região, vá para a Cala San Giovanni, que fica a 3km de Polignano e é paga, mas tem toda a estrutura de um beach club.
Depois de curtir toda a parte natural da cidade, não deixe de conhecer seu centro histórico, cheio de restaurantes e lojas, principalmente no final da tarde, quando está bem movimentado.
Aliás, um restaurante que você deve incluir na cidade é o Grotta Palazzese (faça a reserva no site com antecedência). O restaurante está localizado dentro de uma gruta enorme e já era utilizado como local de festas para pessoas influentes desde o século XVIII. Hoje em dia é considerado um dos restaurantes mais famosos e bonitos do mundo!
Separe pelo menos dois dias inteiros para Polignano para conhecer tudo o que ela oferece, pois apesar de ser uma cidade pequena; tem muita coisa para conhecer. Se quiser incluir outras cidades perto, fique mais alguns dias ainda.
Arredores:
Não deixe de conhecer Monopoli, uma cidade completamente diferente de Polignano a Mare, mesmo ficando somente a 15 minutos de distância.
O seu centro histórico também é bem charmoso, com casinhas brancas, palacetes lindos e ruas floridas. Tente visitá-lo no final da tarde, quando os bares e restaurantes estão movimentados, o que dá um charme a mais à cidade.
Já com relação às praias, elas já têm areias e são planas, pois não possui as falésias e grutas de Polignano a Mare. A água também é cristalina e sem muitas ondas. Vale muito a pena conhecer!!!
Um outro lugar que achei um charme foi San Vito. A cidade é bem pequena, mas possui um porto movimentado, uma praia pequena e uma Abadia construída no século IX. Como hoje ela se tornou uma residência, só dá para visitá-la aos domingos de manhã, no horário da missa e para eventos privados.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!