Mosteiros que são cheios de história em Portugal
Existem dois Mosteiros que você não deve deixar de visitar em uma visita a Portugal: o Mosteiro de Batalha e o Mosteiro de Alcobaça. Os dois são lindíssimos e são ricos em detalhes e história. Tanto que existem muitos passeios que saem de Lisboa para conhecer esses dois Mosteiros no mesmo dia. E não pensem que dá para visitar apenas um deles, pois cada um tem suas peculiaridades.
Mosteiro de Batalha:
O Mosteiro de Batalha, localizado a 140km de Lisboa, foi encomendado por D. João I, em 1385, em agradecimento à vitória na Batalha de Aljubarrota, que lhe concedeu o trono e garantiu a Independência de Portugal.
Sua construção começou em estilo gótico, mas outros estilos também foram sendo acrescentados, como o manuelino, que possui muita riqueza de detalhes. Essa mistura de estilos se deve por causa do tempo de construção, que levou mais de 150 anos para terminar e passou por cinco arquitetos diferentes.
Hoje é considerada uma das Sete Maravilhas de Portugal e é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Você pode visitar a Igreja, a Capela do Fundador, onde estão os túmulos do D. João I e da sua esposa D. Filipa de Lencastre, a Sala do Capítulo, onde está o túmulo do soldado desconhecido, o Claustro e as Capelas Imperfeitas, que ainda hoje não foram concluídas.
Mosteiro de Alcobaça:
Um outro Mosteiro para conhecer é o Mosteiro de Alcobaça localiza-se a 120km de Lisboa e foi encomendado pelo rei Afonso Henriques, em 1153, para mostrar poder depois que os cristãos expulsaram os mouros de Portugal.
Sua construção foi a primeira em estilo gótico a ser construída no país e demorou cerca de cem anos para terminar. A sua Igreja possui formato de cruz e foi construída em um terreno dado pela Ordem religiosa de Cister, que era bem dominante no pais, na época. Hoje ela é considerada a maior abadia cisterciense do mundo.
Ele também está incluído na lista das Sete Maravilhas de Portugal e na de Patrimônios da Humanidade, da UNESCO.
Em seu interior, encontram-se, também, os túmulos do D. Pedro I e da Inês de Castro, protagonistas do romance trágico mais conhecido do país. Como seu pai, D. Afonso IV não aceitava o romance deles, ele mandou matar a Inês, a contragosto de seu filho. Em seu testamento, ele queria que o seu túmulo fosse colocado em frente ao túmulo da Inês, no Mosteiro de Alcobaça, o que foi obedecido.
Finalizando, espero que vocês tenham gostado e consigam visitar esses dois Mosteiros maravilhosos quando forem a Portugal. Vale muito a pena!
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!