Conhecendo a grandiosidade do Mont St Michel
O Mont St Michel, localizado na fronteira da Bretanha com a Normandia, no noroeste da França, é um daqueles mágicos que você precisa conhecer na vida!
Por muitos anos, foi um vilarejo situado em uma quase-ilha, rodeado por um banco de areia que o tornava acessível somente na maré baixa. A construção de tudo que vemos hoje foi feita, inclusive, nessas condições!
Como chegar?
Hoje já está conectado ao continente por uma ponte, o que elimina quaisquer riscos em sua acessibilidade, mas sem perder a grandiosidade do local.
Mas se você quiser chegar por esse banco de areia, pode também! Só preste atenção à tábua das marés para não correr risco de vida. Lembrando que a época de maré mais alta é na lua cheia, então tente visitá-la nessa época do mês para ver o Mont St Michel rodeado por água por todos os lados.
Para chegar ao local, existem várias opções, mas todas elas envolvem a cidade La Caserne, que é a mais próxima do Monte. De lá você pode chegar a pé, que são 2km de distância, pegar uma charrete ou o ônibus elétrico gratuito, que te larga a 300m da Porte de l’Avancée, o portão principal de acesso ao vilarejo.
A partir dessa caminhada, começamos a perceber a imensidade e grandiosidade do lugar! Nessa curta caminhada, é impossível não pensar em como foi a construção do local, como as pessoas faziam para chegar até lá e até quantas pessoas não morreram tentando chegar e não conseguiram. É muito impressionante!
Entrando no Mont St Michel:
Atravessando a Porte de l’Avancée, preste atenção nas muralhas em volta! Você pode, inclusive, andar por cima dela para ver o vilarejo do alto. É uma excelente opção de acesso à Abadia em dias muito tumultuados na parte debaixo.
Falando na Abadia, sim, ela é a principal atração do Mont St Michel! Ela foi construída no século XI, encomendada por São Miguel Arcanjo por meio de uma visão no ano de 708 ao Bispo de Avranches, cidade próxima de lá. Nessa visão, foi escolhido, inclusive, o local onde a abadia deveria ser construída.
Depois de pronta, monges beneditinos se mudaram para lá, transformando em um importante local de peregrinação no mundo.
Para chegar à Abadia, é bom ter um bom preparo físico, pois o caminho para chegar lá possui aproximadamente 350 degraus! Vale lembrar que ela é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e é a terceira atração mais visitada da França.
Chegando lá em cima, não deixe de visitar o claustro, que possui colunas entalhadas rodeadas por um jardim, a igreja, construída em estilo gótico e o refeitório dos monges.
Depois é só descer a Grande Rue, a rua principal do vilarejo, que é cheio de lojinhas e lanchonetes. Se quiser degustar a omelete famosa de lá, feita em forno de lenha, mas que parece um souflé de tanto bater os ovos, vá ao restaurante La Mère Poulard.
O Mont St Michel é um daqueles lugares inesquecíveis para se visitar na vida! Se quiser uma experiência maior, vale até dormir no próprio vilarejo ou em algum lugar próximo, para conseguir vivenciá-lo em diferentes horários também.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!