Matera + Metaponto
Matera é uma cidade localizada na região de Basilicata, na Itália, bem na divisa com a Puglia. Ela é considerada uma das cidades mais antigas do mundo, pois há vestígios de vida ali desde 8.000 a.C, principalmente de fósseis.
Durante a maior parte do tempo, as cavernas eram ocupadas por monges, que construíam igrejas nelas, justificando, assim, a quantidade de igrejas na cidade.
Até a década de 1950, aproximadamente 40 mil pessoas moravam em cavernas esculpidas nas pedras, região conhecida como sasso, ou sassi no plural. A cidade também é conhecida como a Capadócia da Itália, devido à semelhança entre elas.
Matera ficou conhecida por ser a cidade com a maior taxa de mortalidade do país, pois as pessoas moravam ali sem condições de higiene e junto com seus animais. Em 1952, o governo resolveu arrumar essa situação e construiu casas para os moradores das sassi morarem. Essa parte da cidade ficou praticamente abandonada até a UNESCO declarar como patrimônio histórico da humanidade em 1993.
A partir daí, a cidade ficou mundialmente conhecida e as sassi se tornaram a principal parte turística da cidade, principalmente devido ao seu excelente estado de preservação. Hoje em dia, hotéis, lojas e restaurantes ocupam essas cavernas.
Não deixe de conhecer pelo menos uma das casas em exposição que são localizadas nas cavernas. Eles preservaram a disposição dos móveis junto com seus utensílios originais. Assim dá pra se ter uma ideia de como era viver ali…
O melhor jeito de conhecer as sassi é fazendo um passeio de tuk tuk. Dependendo da época da viagem, é bom reservar com antecedência, pois eles costumam se esgotar rápido. E não se esqueça de usar sapatos bem confortáveis, pois o piso é bem irregular e montanhoso.
Com tantas atrações no centro histórico, não se esqueça de deixar um tempinho para conhecer a parte mais moderna e movimentada. Comece pela Piazza Giovanni Pascoli para visitar o Palazzo Landranchi, o melhor museu da cidade, vá até a Piazza Duomo para conhecer a linda Catedral e termine na Piazza Vittorio Veneto, onde fica a Prefeitura.
E para quem curte fazer trilhas, ainda existe o Parco della Murgia Materana ao lado da cidade, com vários cânions, cachoeiras e muita área verde. Já o Belvedere di Murgia Timone, tem vistas lindíssimas de toda Matera e é acessível de carro, acessível, então, para todos.
Com toda essa propaganda, Matera será Capital Cultural da Europa em 2019, o que vai divulgar ainda mais o encanto dessa cidade. Adoramos conhecer!!!
Arredores:
Ainda na região de Basilicata, não deixe de visitar Metaponto, cidade onde se localiza e Templo de Hera, ruína grega com 15 colunas bem preservadas. O sítio arqueológico também ficou conhecido por ser a Escola de Pitágoras, já que ele deu aulas no local nos últimos anos de sua vida.
Os gregos chegaram à região no século VI, a C. e influenciaram o estilo de construção de várias cidades. Os cavaleiros também se encontravam ali antes de ir para as Cruzadas.
Além da parte histórica, as praias de Metaponto também valem a visita, pois além de terem areia e água transparente, também possui uma fauna bem diversificada, como aves e tartarugas.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!Relacionado
Related Posts
Opatija + Hum, a menor cidade do mundo
Normandia: uma das regiões mais bonitas da França
Engelberg e suas atrações, além do Monte Titlis
About The Author
Eliana C. Pereira
Meu nome é Eliana Cardoso Pereira, tenho 40 anos e sou apaixonada por viagens desde criança. Até hoje já foram 25 países e mais de 300 cidades. Mas se depender de mim, esses números só tendem a aumentar, pois eu amo viajar!