Lindos, a pérola da Ilha de Rodes
Lindos, localizada a 50km da cidade de Rodes, na região do Dodecaneso, na Grécia, é aquela cidade que você já se encanta logo à primeira vista. Sim, uma cidade toda branquinha, montanhosa com uma acrópole em cima e um mar cristalino em volta, é impossível não se apaixonar.
A Ilha de Rodes é a maior ilha da região do Dodecaneso, que fica no sul da Grécia, já perto da Turquia. É uma ilha grande, com muitas atrações, então recomendo ficar no mínimo uma semana por lá.
A maioria das pessoas resolvem conhecer Lindos fazendo um bate-volta da capital, Rodes, devido à proximidade. Mas não recomendo! Lindos merece, no mínimo, umas 3 noites, assim você consegue conhecê-la e curtí-la com calma. Lembrando que existem na região, também, muitas praias boas e lindas, realçando ainda mais a necessidade de mais dias na cidade.
1) Vilarejo:
O vilarejo de Lindos é bem pequeno, onde você vai andando por ruelas de pedras cheias de lojinhas e restaurantes. A melhor opção é fazer esse passeio no final da tarde, quando o sol não está tão forte, assim você consegue aproveitar melhor o passeio.
No topo do vilarejo, a 116m acima do nível do mar, fica a Acrópole, construída no século IV, para abrigar o Templo de Atena. Ela está bem preservada, tanto que hoje ainda vemos muitos monumentos da época original. Lembrando que gregos, romanos e turcos passaram por lá ao longo da história e deixaram suas marcas, ainda visíveis em muitas partes.
Mas a melhor parte é a vista de toda a cidade que conseguimos visualizar na parte alta, tanto na Acrópole, quanto no caminho até ela. Sim, uma acrópole bem preservada, com vista para o mar Mediterrâneo, você dificilmente vai encontrar em outro lugar!
2) As Praias de Lindos:
Lindos possui 2 praias incríveis para você curtir, uma ao lado norte, a Praia Pallas e outra ao lado sul, a Baía de São Paulo! As duas possuem estrutura, são de fácil acesso, inclusive de estacionamento, e possuem vista para o vilarejo.
Outra praia que curtimos bastante foi a Praia Navarone, que tínhamos acesso direto pelo hotel que ficamos, o Aquagrand Exclusive Deluxe Resort. A praia era de cascalho, como a maioria das praias da ilha, com estrutura e um mar super cristalino e turquesa.
E o hotel também é incrível! Ele possui duas piscinas grandes, além dos quartos com piscina privativa, vários restaurantes de diferentes culinárias e é somente para adultos.
E quem pretende casar na ilha, no hotel tem até um espaço perto do mar perfeito para tirar fotos dos noivos e uma capela. É um hotel incrível e romântico que recomendamos bastante!
3) Arredores:
Perto de Lindos, na região norte, ainda temos algumas atrações que valem a pena conhecer. Uma delas é a Praia Tsampika, de areia (coisa rara), estrutura e super agradável para passar o dia.
Ao sairmos da Praia Tsampika, resolvemos dar uma volta nos arredores e conhecemos a Praia Stegna, também bem agradável e com água cristalina. Fica a dica se você tiver mais tempo na região.
Já na região sul, vale a pena conhecer a Praia Pefki a Praia Lardos, que também são bem convidativas. E na ponta sul, em Prasonisi, ocorre a junção do mar Egeu com o mar Mediterrâneo, então conseguimos ver uma praia com mar calma de um lado e uma praia com mar com ondas do outro. É um fenômeno bem interessante de se visualizar!
E saindo um pouco do assunto praia, a Grécia possui muitos monastérios incríveis para visitar. Fomos no Monastério Thari, povoado até hoje por monges. É um dos monastérios mais antigos e importantes da Ilha de Rodes e possui afrescos lindíssimos em sua capela. É um excelente passeio para um dia não tão bonito ou um final da tarde.
Ele foi construído no século VIII, dedicado ao Arcanjo Miguel, que apontou o local para sua construção após uma princesa bizantina ser curada de uma doença.
Seu jardim é bem agradável, com oliveiras com quase mil anos de idade, parreiras e uma nascente de água natural. Como está localizado em uma área rural, nos sentimos muito bem em visitar um lugar tranquilo e pacífico. .