Lecce, a capital barroca da Puglia
Lecce é a segunda maior cidade da Puglia, na Itália. É uma cidade universitária, mais dinâmica, ou seja, de estilo diferente das demais cidades litorâneas da região. Ela possui uma pedra típica da cidade, de cor amarelada, então a maioria dos prédios são construídos com ela, uniformizando, assim, a cor da cidade.
Mas eles não se contentaram em somente construir com a pedra, eles resolveram ornar cada pedacinho da construção com detalhes e esculturas, principalmente as igrejas, tornando-a, dessa forma, a capital barroca da Puglia, ou então a Florença do Sul.
O melhor lugar para começar o passeio pelo centro histórico de Lecce é pela Piazza di Sant’Oronzo! É uma praça enorme que possui um anfiteatro romano com capacidade para 14 mil pessoas construído no século II, d.C. Esse anfiteatro ficou soterrado até o começo do século XX, quando o Banco di Itália começou as obras para o seu prédio e achou-o. Ele não foi totalmente descoberto até hoje! Na mesma praça fica o Obelisco construído em homenagem ao Sant’Oronzo, que se tornou padroeiro da cidade, pois dizem que a cidade ficou protegida da peste negra graças a ele.
Saindo da praça, não deixe de conhecer a Basilica di Santa Croce, que possui uma fachada totalmente barroca, ornamentada com frisos, animais e cariátides. O seu interior também é lindo, com várias colunas, também rendilhadas, uma linda e enorme rosácea e teto de madeira.
Não deixe também de conhecer a Duomo, que é lindíssima e o Castelo Carlos V, que possui vários vestígios do passado, desde os mais remotos, como os mais atuais, como ruínas, capelas, cisternas e artefatos. Vale muito a pena incluir a cidade em um roteiro pela região!
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!