Kusadasi, a melhor cidade para visitar as Ruínas de Éfeso

Kusadasi é uma cidade localizada no sul da Turquia, nas margens do mar Egeu! Ela já foi povoada por diversas civilizações, como gregos, persas, romanos e turcos, então cada uma deixou alguma marca. É uma cidade linda, com muitas opções de passeios, então vale a pena se hospedar alguns dias para curtir a região.

Kusadasi
Itinerário feito pelo site Sygic Maps

O seu centro histórico é bem compacto, você conhece as principais atrações em meio dia, percorrendo a pé suas ruelas, localizadas dentro de uma área muralhada. Como ele está localizado em frente ao Porto, você encontra muitos turistas vindo dos cruzeiros que param na cidade durante o dia.

Kusadasi
Muralhas de Kusadasi
Kusadasi
Ruelas do centro histórico

A história é facilmente perceptível, tanto pelo lado cristão, pois era uma cidade com forte influência, quanto pelo lado muçulmano, que também deixou seus rastros.

Kusadasi
Centro histórico de Kusadasi
Kusadasi
Centro histórico

Não deixe de entrar no caravansarai, que era a antiga hospedagem na época da criação do Estado Otomano. Lá os comerciantes se instalavam enquanto vendiam suas mercadorias no bazar da cidade. O de Kusadasi é um dos poucos que restaram em excelente estado de conservação no país!

Kusadasi
Itinerário feito pelo site Sygic Maps
Kusadasi
Caravansarai

Saindo do centro histórico, Kusadasi possui várias praias lindas, algumas com estrutura, outras sem. Escolha a que você mais curte e aproveite para curtí-las!

Outro passeio lindo é contornar a Guvercin Ada (Ilha do Pombo), de onde você tem vistas maravilhosas de toda a região!

Kusadasi
Guvercin Ada

E a principal vantagem de se hospedar em Kusadasi é poder aproveitar o final da tarde por lá, assim você consegue visualizar o por do sol maravilhoso que a região costuma fornecer!

Kusadasi
Pôr do sol em Kusadasi

Selçuk:

Selçuk é a principal cidade para visitar desde Kusadasi! Ali estão concentradas as principais atrações que levam as pessoas a visitarem a região, como a Casa da Virgem Maria e o Sítio Arqueológico de Éfeso, que estão localizados fora do centro de Selçuk.

Selçuk
Itinerário feito pelo site Sygic Maps

Se o seu tempo permitir, não deixe de dar uma volta pela própria cidade de Selçuk, que também possui algumas atrações interessantes.

Selçuk
Itinerário feito pelo site Sygic Maps

Comece com a Basílica de São João, que foi construída no século VI, como forma de homenagear o túmulo do São João Evangelista, um dos apóstolos de Jesus, que foi enterrado no local. De acordo com o seu tamanho, ela seria a sétima maior catedral do mundo, se não estivesse em ruínas.

Selçuk
Ruínas da Basílica de São João
Selçuk
Ruínas da Basílica de São João

Depois vá até o Museu de Éfeso, um excelente museu de arqueologia, onde estão expostas peças encontradas em diversos monumentos da região. O ideal seria visitá-la antes de visitar o Sítio Arqueológico de Éfeso, pois dessa forma você entende melhor o que vai encontrar por lá!

Museu de Éfeso (foto tirada do site oficial)

E visite também o Templo de Ártemis, obra considerada uma das maravilhas do mundo antigo, mas que infelizmente só sobrou algumas colunas. Mas como ela está localizada no meio do caminho para as outra sagrações, vale a pena dar uma paradinha para conhecer.

Templo de Artemis (foto tirada do site oficial)

Casa da Virgem Maria (Meryemana Evi):

A Casa da Virgem Maria é um santuário criado no local onde dizem que Maria morou depois da morte de Jesus. Nada foi confirmado, nem se sabe quanto tempo ela teria morado por lá.

Selçuk
Casa da Vigem Maria
Casa da Virgem Maria (foto tirada do site oficial)

Mas mesmo assim, muitos cristãos de todo o mundo frequentam o santuário em busca de conforto e graças. Acredito que independentemente de sua religião, vale a pena visitá-lo, devido à paz que o local transmite.

Selçuk
Casa da Virgem Maria

Éfeso:

As Ruínas de Éfeso são a principal atração dessa região! A cidade foi construída pelos gregos no século X, a.C., mas o seu auge ocorreu somente com a chegada do Império Romano, no século I, a.C.

Éfeso
Ruínas de Éfeso

A sua importância foi tão grande que se tornou a segunda maior cidade do Império Romano, perdendo apenas para Roma , que era a capital. No entanto, ela foi destruída por um terremoto em 614 e não conseguiu mais ser reconstruída.

Éfeso
Ruínas de Éfeso

Na cidade, foram construídos inúmeros templos, lojas e banhos públicos. Um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores foi construído no local.

Éfeso
Teatro de Éfeso

Mas a principal atração é a Biblioteca do Celso, cuja fachada possui influência grega, foi restaurada e está em excelente estado de conservação. O túmulo do Imperador Celso, inclusive, está localizado embaixo da Biblioteca, construída em sua homenagem.

Éfeso
Biblioteca de Celso
Éfeso
Biblioteca de Celso
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!
One Comment

Deixe uma resposta