Kas e Demre: cidades imperdíveis da Riviera Turca
Kas é uma cidadezinha super charmosa localizada no sul da Turquia, na Província de Antalya. Ela faz parte da Riviera Turca, região que abrange o litoral entre Antalya e Bodrum.
Na cidade, não tem muito o que fazer, a não ser frequentar suas praias e andar pelas ruazinhas de seu centro histórico, que é cheio de restaurantes e lojinhas. Mas esse é o charme de lá!
Uma vez na cidade, não deixe de prestar atenção no Kral Mezari (Túmulo do Rei), um monumento lício localizado no centro histórico, datado do século IV, a.C.
Outra atração é o anfiteatro romano Antiphellos, que é o único com vista para o mar, da Anatólia. Ele possui capacidade para 4.000 pessoas e foi construído em 200 a.C. e está muito bem conservado. Se possível, vá no final da tarde, onde o por do sol é belíssimo.
Arredores de Kas:
No entanto, Kas possui a localização perfeita para curtir as praias da região, que são lindíssimas. Nos arredores, inclusive, dá para visitar a ilha grega Kastellorizo, que fica a 20min de ferry, muito mais perto do que de qualquer outro lugar na Grécia.
Outro passeio que dá para fazer é visitar a Ilha Kekova, que possui ruínas embaixo do mar. O passeio é feito em um barco com piso de vidro que chega perto das ruínas, mas você também pode andar de caiaque, se quiser chegar mais perto ainda.
Agora se você quiser conhecer uma das melhores praias da Turquia, que possui o selo de Bandeira Azul, vá para a Kaputas Plaji, que fica a 20km de Kas. Ela possui infraestrutura, mar cristalino e acessível por meio de uma escadaria de 180 degraus. A vista dela da estrada também é maravilhosa!
Demre ou Myra
Demre é a cidade onde nasceu um bispo que distribuía presentes para as crianças da região, por volta do século I, d.C. Sim, essa é a história do verdadeiro São Nicolau, ou o Papai Noel. Ele era turco e surgiu do Mediterrâneo, e não do Polo Norte, como conhecemos.
A principal atração da cidade é a Igreja de São Nicolau, construída em sua homenagem, no século IV. Ela foi construída pelos bizantinos, então possui afrescos e mosaicos lindíssimos. Mesmo estando em restauração, mas é possível visitá-la mesmo assim.
Outra atração de destaque é o Sítio Arqueológico Myra, que possui vários túmulos esculpidos nas rochas, prática comum da civilização lícia. Os lícios povoaram essa região por séculos, mas os monumentos encontrados hoje em dia datam por volta do século I, a.C.
Se quiser se aprofundar mais sobre a civilização lícia, um excelente local para visitar é o Museu da Civilização Lícia, localizado em Demre, no Porto de Andriake, que foi um dos mais movimentados na época. O Museu conta com várias relíquias encontradas nos sítios arqueológicos da região, além de possuir as suas próprias ruínas.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!