Istambul, dois continentes em uma única cidade

Istambul é a única cidade no mundo a ficar em dois continentes ao mesmo tempo: Europa e Ásia. Acho que só isso já justifica um motivo de querer conhecer o lugar. Mas acredite, existe muito mais o que fazer! Istambul é uma cidade linda, cosmopolita, mas ao mesmo tempo conservadora, enfim, é diferente de tudo o que você já pode ter visitado.

Ao mesmo tempo em que estamos na Europa, algumas características te lembram que você está em uma cultura asiática, principalmente com relação à religião. Toda a Turquia é predominantemente muçulmana, então a sirene toca cinco vezes ao dia lembrando que está na hora de rezar! É incrível essa hora, pois vários estabelecimentos fecham por alguns minutos e reabrem logo depois de ter cumprido sua obrigação.

E Istambul também é uma cidade rica em história, afinal a famosa Constantinopla que estudamos nos livros de história fica lá! E com vários sinais visíveis até os dias atuais, principalmente suas muralhas e mosaicos!

Vamos dividir esse post em 3 regiões: Sultanahmet, onde fica a maior parte das atrações históricas da cidade, Outros bairros – Europa, onde vemos uma cidade mais vibrante e cosmopolita, mas localizada na parte europeia e Outros bairros – Ásia, uma região que está começando a se desenvolver turisticamente, mas muito frequentada pelos locais. 

1) Sultanahmet:

Sultanahmet é o bairro europeu onde ficam a maioria das atrações históricas de Istambul. É lá que ficam os palácios, cisternas, mesquitas e bazares que todos que visitam a cidade devem conhecer. Se você tiver apenas um dia na cidade, com certeza é para lá que você deve ir!

Istambul
Itinerário feito pelo site Sygic Maps

Quando se fala de Istambul, uma das primeiras imagens que imaginamos é aquela panorama com inúmeras mesquitas, todas entoando ao mesmo tempo chamando os muçulmanos a fazerem suas orações. Então visitar algumas mesquitas é programa obrigatório, claro. Mas a cidade tem tantas mesquitas e tantas outras coisas para visitar, que torna-se desnecessário conhecer muitas delas, a não ser que esse seja o motivo de sua viagem.

Vamos separar duas delas, que são essenciais: a primeira é à Mesquita Azul, a mais visitada delas. Veja os horários, pois ela fecha para os turistas nos horários das orações. E lembre-se de se vestir adequadamente, cobrindo braços, pernas e cabeças, principalmente as mulheres. Não deixe de apreciar os mosaicos, portas, paredes. Realmente é um mundo novo a ser descoberto!

Istambul
Mesquita Azul

Istambul

Mesquita Azul

A Santa Sofia era uma mesquita, depois se transformou em museu, mas já se transformou novamente em mesquita. Os mosaicos expostos são extraordinários e estão em bom estado de conservação. Vale ressaltar que para entrar na Mesquita você não precisa pagar, mas para visualizar os mosaicos, sim! É um outro lugar que vale a pena visitar!

Istambul

Santa Sofia

Istambul

Santa Sofia

Com relação aos bazares, não deixe de ir ao de Especiarias e ao Grand Bazar, obviamente. Sinceramente, gostei mais do de Especiarias, pois além de ser mais compacto, achei os preços melhores e a qualidade dos produtos também. Não deixe de comer no Pandeli, restaurante que fica no mezanino. A comida é excelente!

Istambul
Bazar de Especiarias

Já o Grand Bazar é o maior mercado do mundo, então prepare-se para andar. Ele é dividido por setores, o das joias, tapetes, comidas, roupas. Veja o que quer visitar e vá somente a esse setor. Não perca muito tempo, pois será impossível conhecê-lo inteiramente! Ah, e como todo mercado, prepare-se para negociar! A regra é clara: eles jogam o preço pelo dobro do preço, então negocie que você paga metade da negociação inicial.

Istambul

Grand Bazaar

Istambul

Grand Bazaar

Outras atrações interessantes na parte histórica de Istambul são as cisternas, antigos reservatórios de água da cidade. As mais conhecidas são a Cisterna da Basílica e a Cisterna do Teodósio. É uma experiência incrível ver todo esse espaço enorme criado no passado e tão bem preservado até hoje. Lembrando que vários eventos ocorrem dentro delas, desde eventos gastronômicos ou de projeções de imagens.

Istambul
Cisterna da Basílica

Cisterna de Teodósio

Apesar das atrações estarem localizadas neste bairro, não recomendo se hospedar nele, já que é um bairro extremamente turístico, com ruelas pequenas e muito trânsito! E você consegue conhecer tudo em apenas um dia inteiro! Então é melhor ficar mais longe e tirar um dia para desbravar esse bairro fascinante e nos demais dias da cidade, você já está em outra localização de mais fácil acesso para as demais atrações. 

2) Outros bairros – Europa:

Saindo de Sultanahmet, Istambul oferece uma variedade de outras atrações que valem a pena visitar! Olhando para o mapa abaixo, parece tudo relativamente próximo, mas não se enganem. O trânsito na cidade é complicado então você demora muito nos deslocamentos. Então foque em uma ou duas áreas próximas por dia, pois dificilmente você conseguirá visitar mais em um dia. 

Istambul

Itinerário feito pelo site Sygic Maps

Por exemplo, se quiser ver os mosaicos mais bem preservados da cidade, vá para a Igreja de São Salvador em Chora, no bairro de Fatih. Ela foi construída em 536, d.C e os mosaicos foram instalados no século XIV, depois de ser parcialmente destruída por um terremoto. Ela está sendo restaurada, mas boa parte já foi concluída!

Istambul

Igreja de São Salvador em Chora

Já em Besiktas, não deixe de visitar o Palácio Dolmabahce, antiga residência dos sultões. Ele foi construído no século XIX, quando o Sultão Abdulmecid I resolveu construí-lo, pois estava cansado do Palácio Topkapi. Sua ornamentação é super luxuosa, com direito a muito ouro, cristais e tapeçarias refinadas. Mustafa Kemal Atatürk, que declarou a independência da Turquia, morou no Palácio até seu último dia de vida. 

Istambul

Palácio Dolmabahce

Besiktas, aliás, é um excelente bairro para se hospedar em Istambul! Ele está localizado não muito longe de Sultanahmet, mas de fácil acesso a outros bairros que você provavelmente vai querer conhecer, como Karakoy, Beyoglu, Ortakoy, Balat, além da Ásia, já que ele fica próximo ao Bósforo. 

Uma excelente opção de hospedagem é o Ciragan Palace Kempinski, localizado em um palácio otomano. Sim, é uma excelente oportunidade de você se sentir como um sultão em sua hospedagem na cidade. Os quartos são enormes, muitos com vista para o Bósforo, o que faz toda a diferença ao reservar um hotel. E o atendimento, claro, é impecável também, digno dos hotéis do grupo Leading Hotels of the World

Ciragan Palace Kempinski Ciragan Palace Kempinski Ciragan Palace Kempinski
Ciragan Palace Kempinski

Outro passeio obrigatório é fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo! Afinal, em que outro lugar você estará em um continente e olhando tão próximo de outro? Somente em Istambul mesmo! E o passeio vale realmente a pena! Olhar as construções, as pontes, as características dos dois lados, tomando um chá bem quente… Impossível não gostar!

Istambul
Ponte do Bósforo
Istambul
Prédios modernos de Istambul

Andar nas margens do Bósforo a pé também é um passeio super agradável, inclusive para os próprios turcos. A maior concentração de atrações fica em torno da Mesquita Ortakoy, um dos cartões postais da cidade. A vista da Ponte do Bósforo dali no por do sol é maravilhosa!

Istambul
Mesquita Ortakoy

Mas se quiser conferir a parte um pouco mais nova da cidade, vá para o bairro Beyoglu! Lá fica a movimentadíssima rua de pedestres Istiklal Caddesi, onde passa o famoso tram vermelho, que sai da Praça Taksim e chega até perto da Torre de Galata. Depois você pode fazer compras em algumas das lojas internacionais mundialmente conhecidas!

Istambul
Istiklal Caddesi

Nesta rua fica, também, a Çiçek Pasaji, um centro comercial histórico, construído em 1876 e possui arquitetura bem clássica. É um excelente local para tomar café e descansar um pouco do passeio. 

Istambul
Çiçek Pasaji

E não deixem de visitar, também, a Igreja de Santo Antônio de Pádua, que é bem bonita e grandiosa, excelente opção para conhecer um pouco uma Istambul não muçulmana, já que os bizantinos também fizeram parte da história da cidade.

Istambul
Igreja de Santo Antônio de Pádua

Já no bairro Karakoy, você encontra muitos restaurantes e bares descolados da cidade, além da Torre de Galata, uma torre medieval construída no século V. Você pode subí-la de elevador, de onde você tem vista 360º de toda Istambul! É um excelente passeio para se fazer no final da tarde, assim você consegue ver a cidade de dia e de noite em um único passeio.  

Istambul
Torre de Galata

Perto dali, nas margens do Bósforo, estão revitalizando toda aquela área. A parte de Galataport já está pronta e está super agradável de passear, principalmente no final da tarde. Existem, além do terminal de cruzeiros, vários restaurantes e lojas localizadas em uma área de pedestres aberta e plana. E foram instaladas esculturas modernas para ornar o espaço. Adoramos!

Istambul
Galataport
Istambul
Galataport

Outra opção para ver Istambul do alto na Europa é o Eyüp Pierre Lotte Cable Car, localizado no Chifre de Ouro. Você chega no alto por meio de um teleférico, um dos poucos existentes na cidade. Outra opção é o Rooftop do shopping Istanbul Sapphire, também na parte nova da cidade. Realmente é uma cidade que vai te surpreender de todas as formas!!!

3) Outros bairros – Ásia:

Um passeio que todo mundo acaba fazendo em Istambul é passar um dia na Ásia! Sim, a oportunidade de você estar na Europa e resolver passar um dia apenas na Ásia, você só consegue fazer por lá mesmo!

Istambul
Itinerário feito pelo site Sygic Maps

Na Ásia, vemos uma cidade não muito turística, com poucas atrações, mas muito bem frequentada pelos locais. A atração mais conhecida é a Mesquita Çamlica, que é a maior do país. Ela é moderna, pois foi inaugurada em 2019, mas possui arquitetura bem típica das que encontramos em bairros mais conservadores, como Sultanahmet.

Istambul
Mesquita Çamlica
Istambul
Mesquita Çamlica

Na região de Çamlica, também foi construída a Torre Çamlica, a torre mais alta da cidade, com 587 metros de altura. Lá em cima, existe um restaurante e você também tem uma vista 360º da cidade. Maravilhoso!

Istambul
Torre Çamlica

Outro bairro bem agradável de passear, com lojas e restaurantes mais descolados, é o Kadikoy. Agora, se quiser conhecer uma rua cheia de restaurantes e lojas mundialmente conhecidas, em uma avenida super charmosa e arborizada, o lugar é a Bagdat Caddesi. Independente de sua escolha, você terminará em grande estilo, o passeio de um dia na Ásia!

Enfim, Istambul é uma cidade enorme, com muitos atrativos! Então nem tente conhecer tudo na primeira vez que estiver por lá! Escolha algumas atrações e largue o restante para você sempre ter um motivo para voltar! Porque a cidade realmente merece inúmeras visitas!

LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!
24 Comments

Deixe uma resposta