Honfleur, linda cidade portuária da Normandia
Honfleur, Étretat e Le Havre são cidades praticamente obrigatórias em seu roteiro pela Normandia, na França. E como elas estão localizadas próximas entre si, é completamente viável conhecê-las conjuntamente, inclusive, até no mesmo dia, dependendo de onde você está fazendo a sua base.
1) Honfleur:
Honfleur é um vilarejo de pescadores, localizado nas margens do rio Sena, na região da Normandia. Como é uma das cidades mais próximas do mar, possuiu importância estratégica, principalmente contra invasões inglesas.
A principal atração da cidade é o Le Vieux Bassin, ou o Porto antigo. É lá que tudo acontece, desde bares, restaurantes e lojas, construídos em casas em estilo enxaimel. Impossível não se apaixonar por essa região!
Depois não deixe de visitar a Igreja Saint-Catherine, construída com a madeira que não foi utilizada na Guerra dos Cem Anos. O seu campanário, curiosamente, não foi construído junto à igreja, e sim à frente, como forma de evitar incêndios.
Outra atração é o Museu Eugène Boudin, pintor impressionista, amigo de Claude Monet. Como ele nasceu em Honfleur, construíram um museu em sua homenagem, com objetos pessoais e quadros pintados por ele.
Se estiver de carro, vale antena visitar a Capela Notre-Dame de Grâce, localizada a 10 minutos da cidade. Como ela se situa em uma região alta, é perfeita para ter uma vista de toda a cidade do alto.
2) Ponte da Normandia:
É a ponte que liga Honfleur a Le Havre, é uma das grandes atrações da região. Sua arquitetura é bem moderna e ela é bem alta, com 215m de altura, para permitir a passagem de barcos de vários tamanhos.
3) Étretat (44km de Honfleur):
Étretat é conhecida por suas falésias brancas, que foram retratadas em muitos quadros impressionistas. E sim, elas realmente merecem o crédito!
Ao chegar à cidade, no lado direito, fica a Falésia Amont, acessível de carro. No topo, também fica a Capela Notre Dame de la Garde, que não costuma estar aberta para visitação.
Já no lado esquerdo, fica a Falésia d’Aval, que parece a tromba de um elefante. Essa já é acessível somente a pé.
As duas são lindas e impactantes, então a melhor opção é ficar na orla admirando as duas ao mesmo tempo, principalmente se você não fizer as trilhas para subí-las. Se quiser curtir a praia, cuidado ao pisar, pois ela é toda de pedrinhas!
Se for comer na cidade, aproveite para andar pelo centrinho, assim você aproveita os frutos do mar, que são bem frescos e reconhecidos em todo o país.
4) Le Havre (25km de Honfleur):
Le Havre é a maior cidade da Normandia, possuindo o segundo maior porto do país e foi a cidade mais destruída da França após a Segunda Guerra Mundial.
Ela não é aquela cidade que você se apaixona à primeira vista, mas devido à sua localização, vale a pena passar algumas horinhas para conhecê-la ou fazer de base para conhecer as outras cidades próximas.
Assumo que resolvi incluir a cidade em meu roteiro por causa do Le Volcan, biblioteca super moderna construída pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Sim, adoro ver obras dele pelo mundo afora!
Depois, vá para a Église Saint-Joseph, de preferência perto do horário do almoço, quando o sol reflete em seus vitrais, dando um colorido bem interessante! Sim, esperava mais, mas como já estava ali, valia a pena conferir.
E outra obra moderna que vemos na cidade é o La Catène, uma escultura construída no aniversário de 500 anos da cidade, toda de containers empilhados um em cima do outro. Interessante como eles não caem! E olha que é alta a escultura!
Resumindo, se você tiver um tempo em seu itinerário e quiser passar algumas horinhas na cidade, vá, sim! Tem coisas interessantes para ver e excelentes restaurantes também. Ótimo para almoçar entre Honfleur e Étretat.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!