Fátima, local de peregrinação e Tomar, cidade dos Templários
Fátima e Tomar são duas cidades na região central de Portugal que valem muito a pena conhecer. Fátima por causa de seu Santuário, que é um dos lugares de peregrinação mais visitados do mundo. Enquanto que em Tomar, fica o Convento de Cristo, uma das construções renascentistas mais importantes de Portugal e que foi sede da Ordem dos Templários.
Fátima:
Fátima é uma cidade localizada no centro de Portugal, onde fica o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. O local é um dos lugares de peregrinação mais visitados do mundo.
Tudo começou com a aparição da Virgem Maria aconteceu em 1917, embaixo de uma árvore azinheira. Depois desse fato, muitos peregrinos começaram a frequentar o local e a arrancar ramos dessa árvore. Então, em 1919, construíram a Capelinha das Aparições, no lugar da árvore.
Na Capelinha hoje está a imagem da Nossa Senhora de Fátima e tem missas em diversos idiomas o dia inteiro. Então tente participar de uma delas, pelo menos, pois é bem emocionante.
Hoje se tornou um complexo com duas igrejas, a tradicional Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Ela foi inaugurada em 1953 e construída de pedra calcária branca e uma torre de 65m de altura.
Como ela ficou pequena, construíram em 2007, a moderna Basílica da Santíssima Trindade. Ela possui uma excelente acústica e capacidade para quase 9 mil pessoas.
Entre as igrejas, existe um enorme pátio central, com lugares para acender velas. Existe, também, um caminho onde muitos fiéis fazem um percurso de joelhos como demonstração de fé.
Fátima é aquele lugar que todos devem conhecer um dia, independente da religião, pois só a energia que sentimos no Santuário já revitaliza qualquer pessoa.
Tomar:
Tomar, localizada a 40km de Fátima, é conhecida pelo Convento de Cristo. Ele faz parte de uma parte do Castelo, que é uma das construções renascentistas mais importantes de Portugal. Sua construção ocorreu no século XII e foi inspirada nas fortificações da Terra Santa.
O Convento foi a antiga sede da Ordem dos Templários, criada para ajudar os peregrinos nas Cruzadas para Jerusalém. Foram os templários, também, que ajudaram os portugueses a dominarem o país na luta contra os mouros.
Hoje ele é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Entre tantas atrações do Convento de Cristo, não deixem de conferir a Charola. Ela foi inspirada na Rotunda da Igreja de Santo Sepulcro de Jerusalém e é cheia de esculturas e pinturas. Toda essa quantidade de detalhes serve para demonstrar a riqueza da Ordem.
Outra atração que você deve observar é a Janela do Capítulo, ladeada por dois contrafortes, cordas entrelaçadas e com as insígnias da Ordem de Cristo.
É um lugar que vale a pena conhecer, assim conhecemos um pouco a história do país, além de suas construções serem belíssimas.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!