Dolomitas região de sonhos no Norte da Itália (parte II)
As Dolomitas é o nome de uma região lindíssima localizada no norte da Itália, na região de Trentino Alto-Adige, que você precisa conhecer pelo menos uma vez na vida! A região ficou tão famosa que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO!
Se quiser mais informações a respeito dessa região maravilhosa, confira primeiro a parte I desse post!
O que visitar nas Dolomitas?
Como a região é bem grande, vamos focar neste post apenas a parte leste da região. Nessa parte, a melhor cidade para você se hospedar é Cortina d’Ampezzo! Mas se você não quiser ficar na própria cidade, fique em alguma cidade próxima dela, pois a localização é perfeita para os passeios nessa parte das Dolomitas.
1) Cortina d’Ampezzo
Cortina d’Ampezzo é a principal porta de entrada das Dolomitas e ela é muito procurada tanto no inverno, como no verão.
No inverno, ela se torna uma das melhores estações de esqui das Dolomitas, com várias montanhas e pistas bem próximas.
Se você quiser curtí-la no verão, essas pistas de esqui se transformam em pistas de trekking, então você tem muitas opções de trilhas de todos os níveis para percorrer.
Com tanta atividade para fazer durante o dia, à noite, Cortina não irá te desapontar! Muitos restaurantes, cafés e lojas estarão disponíveis para você também, principalmente na Corso Itália, a principal rua da cidade.
Ah, e se quiser relaxar em algum spa, a cidade também possui infinitas opções. A maioria dos hotéis possui o seu próprio spa, tanto no centro histórico, como nas montanhas. E eles são abertos para não hóspedes também!
2) Lago di Braies
O Lago do Braies é aquele passeio que você não pode deixar de fazer nas Dolomitas. Se você tiver apenas um dia para passeios ou estiver apenas passando pela região, é esse o lugar que você precisa ir! Ele está localizado a 46km de Cortina d’Ampezzo e você consegue ir facilmente de carro ou de transporte público.
Chegando lá, pare e aprecie a paisagem, porque você irá precisar de um fôlego para assimilar tanta beleza. A cor do lago é cristalina, as montanhas ao seu redor são enormes e esculpidas pela erosão. E se você estiver no outono, você também verá a coloração laranjada da vegetação. Impossível não ficar admirado!
Você pode alugar um barquinho para percorrer o lago. Geralmente tem fila, então chegue cedo para não ficar tanto tempo. Você também pode fazer uma trilha a pé ao redor do lago ou comer em alguns dos restaurantes e lanchonetes que existem por ali.
3) Lago Dobbiaco
O Lago Dobbiaco é aquele lago de água cristalina que você vai acabar passando na frente dele ao fazer os passeios próximos a Cortina d’Ampezzo. Então se você tiver tempo, não deixe de passar por ele também.
4) Brunico
Brunico já é uma cidade maior na região leste das Dolomitas. Se você procura uma cidade com mais infraestrutura de lojas e restaurantes, é uma excelente opção. O seu centro histórico é muito charmoso, com casinhas em estilo veneziano e alpino.
A cidade está localizada no Val Pusteria, uma área cheia de pistas de trekking no verão e de esqui, no inverno. Então atividades ao ar livre também não faltarão, mesmo sendo uma cidade um pouco maior que as demais da região.
Fora do centrinho, a grande atração é o Plan de Corones, uma grande estação de esqui. Lá em cima, você também poderá visitar um museu dedicado a Reinhold Messner, um montanhista mundialmente conhecido, com exposição de fotografias de montanhas ao redor do mundo.
5) Parco Tre Cime
O Parco Tre Cime é um parque nacional onde você pode fazer inúmeras trilhas. A grande atração é o conjunto de 3 montanhas próximas, que inclusive deu o nome do parque (3 picos).
Você pode chegar de carro até o estacionamento e de lá seguir somente a pé mesmo, por meio de um percurso de aproximadamente 10km. E você só conseguirá fazer as trilhas de junho a outubro, quando não tem muita neve nas trilhas.
Ah, e se você quiser apenas ver as três montanhas de longe, sem fazer as trilhas, existe um mirante em um estacionamento quase em frente ao Lago Dobbiaco, que foi o que fizemos.
6) Passo di Giau
O Passo di Giau foi um dos lugares mais lindos que passamos ao sair das Dolomitas! O percurso para chegar até lá é cheio de curvas, mas devagar e com cuidado, dá para chegar bem.
As montanhas são bem esculpidas pela erosão, então acaba se tornando impossível você não admirar cada pedacinho do caminho! Ao chegar no estacionamento, você pode subir no teleférico até o topo da montanha para ver a vista de cima. Embaixo, você tem toda a infraestrutura de lanchonete e lojas também,
7) Lago Alleghe
O Lago Alleghe foi outro lugar fofo que passamos ao sair das Dolomitas. O lago é cristalino, rodeado de hotéis e restaurantes, construídos em casinhas de estilo alpino, com as montanhas ao fundo. Achamos lindo demais!