Costa Amalfitana, uma viagem de sonhos
1) Costa Amalfitana
A Costa Amalfitana é o percurso de 60km entre suas cidades da região de Campania: Salerno e Sorrento. Como a distância é curta, não pense que você irá curtí-la em pouco tempo. Pela estrada, o caminho é cheio de curvas, com estrada de mão simples e bem movimentado de carros, motos e ônibus. Ah, e ainda tem os que estão estacionados em qualquer vaga, por minúscula que seja, por todo o percurso.
O ideal é ficar no mínimo 04 noites. As principais cidades para se hospedar dentro da Costa são Amalfi e Positano, que possui excelentes opções. Mesmo sendo mais caras, vale o investimento, pois você estará hospedado onde tudo acontece na região. Mas quem quiser, dá para ficar também em Salerno e Sorrento, que estão nas extremidades do percurso.
Para conhecê-la em sua plenitude, tente ir de maio a outubro, quando o tempo está bom e as lojas e restaurantes estão funcionando normalmente. Também não deixe de fazer um passeio de barco! O percurso passa por várias grutas e atrações ao longo do caminho, além das Ilhas Li Galli.
Dessa forma, você acaba vendo as cidades e as atrações ao longo do caminho por uma outra perspectiva, que você não consegue se for de carro ou ônibus. Fizemos com a Mariana, uma brasileira que mora em Positano e trabalha na Blue Star e adoramos!
A programação será praticamente a mesma, não importa em qual cidade. Durante o dia curtir o mar ou a piscina e no final da tarde passear pelo centro, admirando suas lojas, principalmente as de cerâmica da região, ou frequentando cafés e restaurantes.
Um lugar que não deve ficar de fora é o Fiorde di Furore. Sim, a Itália também tem um fiorde! A praia é pequena e tem uma escadaria para acessá-la. Você também pode chegar de barco e vê-la por uma outra perspectiva.
E para quem gosta de fazer trilhas, pode fazer Il Sentiero degli Dei, também conhecido como Caminho dos Deuses. O percurso começa em Agerola e termina em Nocelle. São quase 8km e a vista do percurso é incrível.
2) Amalfi
Amalfi é a cidade que originou o nome da famosa Costa Amalfitana, na região da Campania. É uma cidade pequena, mas com vários hotéis maravilhosos, então vale a pena se hospedar por ali.
A cidade era uma das Repúblicas Marítimas da Itália, juntamente com Veneza , Gênova e Pisa durante o século XI. O comércio marítimo era controlado pela Tavole Amalfitane, o mais antigo código marítimo do mundo, comprovando, assim, a importância que a cidade possuía.
Amalfi acabou sofrendo grandes inundações, o que lhe fez deixar de ser uma grande potência marítima. Em contrapartida, tornou-se uma das cidades mais bonitas e turísticas da Costa Amalfitana.
No centro histórico, comece visitando o Duomo, construído no século IX e possui estilo bizantino. Tente visitá-lo junto com o Chiostro del Paradiso, que já possui um estilo árabe, e era o local onde os membros de famílias nobres da cidade eram sepultados.
Em Amalfi, também fica o Museo della Carta, uma manufatureira que desde a época da República produzia papel. Hoje dá para ver os equipamentos e as etapas utilizadas na antiga produção.
3) Positano
Positano é a cidade mais visitada da Costa Amalfitana! A cidade foi construída no morro, então a impressão que temos ao vê-la de longe é de uma cidade vertical, com uma casa empilhada em cima da outra. São poucas ruas e muitas escadas para chegar de um lugar a outro. E a famosa bebida limocello é originada daí!
Ela é a cidade queridinha da Itália! Todos querem frequentar suas ruas, lojas, restaurantes e praias, pois várias celebridades ao longo da história já frequentaram seus ambientes.
A principal atração é a Spiaggia Grande, que possui areia grossa e escura, mas o mar é cristalino. Vale a pena investir em algumas cadeiras de um beach club para aproveitar bastante.
Já no centro, não deixe de visitar a belíssima Chiesa di Santa Maria Assunta, construída em 1700 em cima de uma capela. Seu principal atrativo é sua cúpula de cerâmica colorida, visível de toda a cidade e seu altar, riquíssimo em detalhes.
No final da tarde, se perca pelo labirinto das ruelas, aproveitando cada cantinho, curtindo cada restaurante, café ou sorveteria e apreciando os itens de suas lojas.
4) Ravello
Ravello, diferentemente das demais cidades da Costa Amalfitana, não está localizada na beira mar, e sim 350 metros l acima dele. Ela é conhecida, dessa forma, como o terraço da Costa Amalfitana e é considerada uma das cidades mais românticas da Itália!
Suas principais atrações são as Villas Rufolo e Cimbrone, com arquitetura de vários estilos, jardins bem ornamentados e terraços com vistas privilegiadas para o Mar Tirreno.
Na Villa Rufolo, inclusive, o compositor Cimbrone esteve presente em 1880 e ficou tão deslumbrado com o local que escreveu a ópera “Parsifal” ou “O jardim encantado de Klingsor foi encontrado”. A partir desse fato, desde 1953, todos os anos, no verão, acontece o festival de música clássica Ravello Festival em sua homenagem.
Outras atrações que valem a pena conhecer são a Catedral, na Piazza del Vescovado, construída no século XI e com detalhes em mosaico em seu interior e o Auditório Oscar Nieyemer, elaborado pelo arquiteto brasileiro, com capacidade para 400 pessoas.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!