Cortona: ótima base para visitar o leste da Toscana
Cortona é uma excelente base para explorar o leste da Toscana! É uma cidade medieval, com boa infraestrutura de hotéis e restaurantes! Então acredito ser um local bem estratégico para montar base, assim você consegue aproveitar para conhecer outras atrações próximas de lá também.
Ficando nessa região, você vivencia uma experiência mais rural, bem típica da região, além de ficar mais próximo de outras atrações, já que se hospedando em Florença ou Siena acaba ficando mais longe.
1) Cortona
Cortona é uma cidadezinha localizada no leste da Toscana super charmosa! A cidade ficou mundialmente conhecida após a gravação do filme “Sob o sol da Toscana”, o que fomentou bastante o turismo por lá!
Ela está localizada no alto da montanha, então lá de cima, conseguimos ver aquela paisagem bem típica da Toscana, com suas vinícolas e plantações verdinhas. No final do dia, o pôr do sol é bem bonito e costuma ficar cheio de pessoas apreciando e curtindo o momento.
A cidade possui origem etrusca, tanto que vemos até hoje as muralhas construídas por eles durante o século V, a.C. Artistas renomados também nasceram por lá, como o pintor renascentista Luca Signorelli e o arquiteto Pietro da Cortona.
No centro histórico, o melhor passeio é andar por suas ruelas e praças sem rumo, apenas observando cada cantinho. Mas se quiser algumas atrações como roteiro, vale a pena incluir a Catedral de Santa Maria Assunta, construída no século XI, mas também vale a pena passar pelo Palazzo Comunale, pelo Teatro Signorelli e pela Chiesa do San Francesco.
Um hotel maravilhoso que recomendamos é o Relais Il Falconiere, da rede Relais & Châteaux! Ele fica afastado do centro histórico, mas em uma área rural, inclusive com a sua própria vinícola. Os quartos são super confortáveis e a vista é incrível, principalmente no final do dia.
2) Arezzo – 30km de Cortona
Arezzo é uma cidade maravilhosa localizada no leste da Toscana! É uma cidade histórica, super bem conservada e com muitas atrações que vão fazer vocês se apaixonarem por ela.
Como ela está localizada no alto de uma colina, você vai precisar subir para chegar até a cidade velha. Aí vem um diferencial que não vemos muito, algumas escadas rolantes que saem do estacionamento principal e chegam à Catedral! Impossível não se apaixonar logo ao chegar!
Chegando à Catedral, que foi construída em 1.200, já começamos a sentir o gosto pela arte que vamos encontrar pela cidade, com o afresco do pintor Piero della Francesca.
Depois passe pelo Palazzo dei Priori, onde hoje está localizada a Prefeitura de Arezzo. Ela foi construída no século XIV e possui uma torre do relógio visível de muitas partes da cidade.
O próximo ponto é a linda Piazza Grande, com seus prédios históricos e cheios de lojas e restaurantes. Ali foram gravadas cenas do filme italiano “A vida é bela”. Aliás, quem se interessar, existe o roteiro indicando todos os pontos em que foram gravadas cenas do filme, com um placar ao lado com a imagem do filme inclusive! Adoramos!
Depois vá para a Chiesa di Santa Maria della Piave, construída em pedra em 1.008. Ela possui estilo românico, então são vários itens que precisamos admirar, como a torre sineira, que possui cem buracos, a abside baixa com vista para a Piazza Grande e as arcadas representando os doze meses do ano.
3) Montepulciano – 31km de Cortona
Montepulciano é una cidade medieval super charmosa localizada no Val d’Orcia, no sul da Toscana. Ao andar por suas ruelas, parece que estamos de volta ao passado, principalmente porque elas são quase que exclusivamente para pedestres, então não vemos muitos carros.
A cidade se divide na parte alta e na parte baixa! Na parte alta, ficam a maioria das atrações, como a Piazza Grande, onde ficam o Palazzo Comunale, hoje sede da Prefeitura e a Catedrale di Santa Maria Assunta. Foi ali, também, que foram gravadas as cenas do filme “Crepúsculo”, e não em Volterra, como parece ser pela história.
Como em toda essa região do Val d’Orcia, os vinhos são muito bem conceituados. Os de Montepulciano, mais conhecidos são o Nobile, feito com a uva Sangiovese, mas deliciosos. Não deixem de degustar pelo menos uma taça ao fazer alguma refeição por lá!
4) Val d’Orcia
Val d’Orcia é aquela região que possui tudo o que sempre pensamos quando falam da Toscana! Muitas vinícolas em uma região montanhosa, com estradas estreitos e curvilíneas, cheias de ciprestes ao redor.
O trajeto envolve as cidades de Montepulciano e Montalcino como limítrofes, mas você pode visitar outras bem charmosas também, como Pienza e San Quirico d’Orcia. Para isso, recomendo ficar duas noites por ali, assim você consegue fazer tudo com calma, mesmo sendo apenas 40km de distância.
Como só tínhamos um dia, nos programamos para apenas visitar Montalcino e Montepulciano, mas já programando uma outra viagem pela região para conhecer as demais.
No entanto, ao chegarmos em Montalcino de carro, no último final de semana de outubro, estava ocorrendo um evento municipal e não conseguimos estacionar o carro de tão lotado que estava. Daí resolvemos conhecer apenas Montepulciano mesmo.
Mas o principal programa é a estrada mesmo! Você quer parar e admirar cada curva, cada mirante, cada entrada de vinícola. Por isso que a viagem não rende, mesmo o percurso sendo curto. Mas compensa muito fazer com calma e sem pressa, você acaba aproveitando melhor!