Corinto e seu Canal + Micenas
Corinto existe desde 6.000 A.C e é a cidade que liga a região do Peloponeso da parte principal da Grécia. Devido a sua localização, entre Atenas e Esparta, possuía dois importantes portos, o que movimentava a economia da cidade, tornando- a uma das cidades mais prósperas da Grécia Antiga. A cidade foi fundada, inclusive, por Corintos, filho de Zeus e que Éfira, filha de Oceano, foi a primeira moradora da região.
A cidade ficou conhecida por seus vasos de cerâmica, por sediar os Jogos Ístmicos, em homenagem ao Deus do Mar, Poseidon, e pelos Templos de Apolo (Deus da Beleza) e Afrodite (Deusa do Amor). Diz-se que quem conseguia escalar e chegar à Fortaleza , no alto da cidade, era recebido por mil sacerdotisas, que vendiam seus corpos. Mas quem não conseguia chegar à fortaleza não precisava desanimar; essas sacerdotisas também desciam até a cidade para satisfazer a população comum.
É famosa, também, por seu estreito Canal, escavado no meio de paredões rochosos, de 6,3km de comprimento e apenas 21m de largura, o que impede grandes embarcações de atravessarem-no. A ideia da construção do Canal ocorreu no ano de 67, pelo imperador romano Nero, que começou a fazer as escavações, mas só foi efetivada mesmo em 1881. Hoje é usado para travessias de barcos menores e turísticos, mas de vez em quando passa um grande, que deve ser rebocado para poder passar, quase encostando em seus enormes paredões. Vale a pena esperar um barco grande para vê-lo passar.
Corinto também foi citada na Bíblia, sendo uma das cidades que o apóstolo Paulo esteve durante sua viagem missionária. Ele estabeleceu uma igreja na cidade, onde, inclusive, escreveu suas epístolas aos cristãos, sendo que duas delas estão no cânon bíblico. A partir daí, a cidade acabou se tornando um importante centro de peregrinação na Grécia.
E seu Sítio Arqueológico também deve ser visitado, pois as ruínas de toda a história da cidade é ali encontrado, como por exemplo, onde as cerâmicas eram feitas, as lojas onde eram vendidas, as fontes e banhos da cidade, os teatros e cemitérios. Tudo isso, com a maravilhosa paisagem do Peloponeso de fundo. Imperdível!
Sugestão de atrações:
- Canal de Corinto
- Templos de Apolo e Afrodite
- Sítio Arqueológico
- Igreja de São Paulo
Arredores:
Ao passar por Corinto, não deixe de passar em Micenas, onde fica um dos sítios arqueológicos mais importantes da região. Micenas era um palácio-fortaleza, liderado por Agamenon, um dos reis gregos mais importantes da Guerra de Troia.
A arquitetura do local ficou conhecida por suas muralhas enormes, com pedras encaixadas umas nas outras, que deu origem a um tipo de construção própria, chamada de ciclópicas. Muitos desses paredões são visíveis até hoje, como o Portal do Leão, que marca a única entrada do local.
Outros locais que também devem ser visitados no Sítio Arqueológico de Micenas são a Acrópole, a Cisterna, os Círculos Tumulares A e B, abas dos séculos XVI e XVII, A.C., onde foi encontrada a Máscara de Ouro de Agamenon e a Sala de Tesouro do Atreu, que era a Tumba do próprio Agamenon e fica fora do sítio arqueológico, mas usa-se o mesmo ingresso para entrar.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!
Que lugar lindo. Sou doida para conhecer a Grécia. Amei as fotos. Adoto praias e também sítios arqueológicos. Dicas anotadas pela família D&D.
A região do Peloponeso tem de tudo: muita história e beleza natural…
Temos pensado num destino próximo e em breve dado termos agora um filho pequeno e a Grécia está no topo da lista, esperamos ir em breve, este canaç despertou me a atenção sem dúvida !Boas viagens!
Obrigada!!! As crianças que vimos por toda a região pareciam realmente estar gostando dos passeios…
Guia muito completo para se visitar Corinto. Está na hora de voltarmos à Grécia e Corinto está na nossa lista. Vamos dar uso às vossas dicas 🙂
Obrigada…. Não deixe de visitar essa região que é rica em história e beleza…
Fiquei encantada com este lugar!
Maravilhoso!! Belas fotos!
Obrigada!!! Essa região é lindíssima mesmo…
Adorei conhecer um pouquinho mais dessa região por sua descrição e fotos!
Muita coisa linda para se explorar nesse nosso mundo, né?
bjos
Verdade, a região do Peloponeso realmente me surpreendeu…
Muito interessante! Nunca tinha lido nada sobre este local e fiquei impressionada com a largura do canal! Que pressão! Andar 6,3km com apenas 21m de largura! Quase uma aventura! 😀 Ótimo post! Boas viagens!
Conhecer o Canal de Corinto estava nos meus planos já há algum tempinho… Nem acreditei quando consegui estar lá…
Nossa, que lugar mais lindo! Nunca fui à Grécia, mas vou salvar esse post para quando eu for. As paisagens são lindas demais, esse país tem muita história, né. Adorei o post!
A Grécia é maravilhosa mesmo!!! E tente visitá-la, sim… Vale a pena!!!
Que post mais completo e detalhado. Grécia está na listinha dos países que mais quero conhecer, e já vou deixar anotado aqui a dica de incluir Corinto e Micenas quando chegar o tão sonhado dia de conhecer esse país tão lindo 🙂
Abraços
Obrigada!!! Não deixe de conhecer esse país lindo, não…
Fiquei maravilhada. Há muitos anos que não vou à Grècia e ultimamente tenho tido muita vontade de voltar. Ainda não conheço Corinto e pode ser uma boa ideia.
Não deixe de conhecer, não… É um lugar maravilhoso!!!
Confesso que não li a Bíblia e não sou tão religiosa, mas fiquei com mta vontade de conhecer Corinto. O texto ficou bem detalhado e gostoso de ler. As imagens são lindas também. Parabéns pelo trabalho!
Obrigada, eu também não tinha tanto interesse, mas na hora resolvi ir e adorei!!!
Fotos lindas!nesse lugar respiramos história pura…adorei, amei visitar esse lugar.
Também adorei conhecer Corinto… Você chegou a fazer o passeio de barco??