Cidade universitária de Coimbra e Ruínas de Conimbriga
Coimbra é uma cidade localizada nas margens do rio Mondego, que já foi capital de Portugal entre os anos de 1139 e 1256. Ela é uma das cidades mais antigas do país e possui uma das universidades mais renomadas do mundo. Geograficamente, a cidade possui a parte alta e parte baixa, além das atrações do outro lado do rio Mondego.

Coimbra – Parte Alta:
Na Parte Alta, a principal atração é a Universidade de Coimbra fundada em 1290, sendo a mais antiga do país. Seus alunos até hoje vestem a típica capa preta. Então se você estiver na cidade em maio, tente ver a cerimônia da Queima das Fitas, que é a formatura de seus alunos.

Para conhecê-la, você precisa comprar ingresso antecipado, pois o número de visitantes é limitado. Não deixe de prestar atenção em seus prédios imponentes, como o Paço das Escolas e a Capela de São Miguel, cujo interior é ricamente azulejado.


Mas a principal atração é mesmo a Biblioteca Joanina, considerada uma das mais bonitas do mundo. Além das prateleiras lotadas de livros e pinturas nos tetos, segundo funcionários, alguns morcegos vivem ali para ajudar a preservar os livros de traças.

Saindo da Universidade, mas ainda na Parte Alta, conheça as duas igrejas da Sé. A Sé Nova, localizada em uma parte do Colégio das Onze Mil Virgens, teve sua inauguração em 1698, e foi ocupada pelos jesuítas até 1759, data do estilo que encontramos hoje em dia.

Já a Sé Velha, construída em 1139, pelo rei Afonso Henriques, possui estilo românico e influência árabe. Sua fachada lembra um castelo e seu interior é bem ornamentado, com esculturas e azulejos.

Coimbra – Parte Baixa:
Comece o passeio pela Parte Baixa na rua Quebra Costas, toda de escada. Independentemente de seu condicionamento físico, vá primeiro para a Parte Alta e depois vá descendo para a Parte Baixa, que é muito mais agradável!
Em seguida, passe pelo Arco da Almedina, todo feito de pedra e visite, também, a Igreja de São Tiago, do século XIII, sendo um dos principais monumentos em estilo românico da cidade.


Finalize o passeio pelo centro histórico no Mosteiro de Santa Cruz, de 1131, onde estão localizados os túmulos dos dois primeiros Reis de Portugal, D. Afonso Henriques e seu filho D. Sancho I.

Lado Esquerdo do rio Mondego:
Atravessando o rio Mondego, em sua margem esquerda, não deixe de visitar o Mosteiro de Santa Clara a Velha, de 1330, em estilo gótico. Como ela sofreu desgaste devido às inúmeras inundações do rio, em 1677 foi construído o Mosteiro de Santa Clara a Nova, acima de um morro, portanto mais resguardado do rio.


Depois vá até a Fonte dos Amores, localizada na antiga residência de Inês de Castro, hoje o Hotel Quinta das Lágrimas, cujas pedras avermelhadas se devem à presença de algas. No entanto, segundo a lenda, essa cor avermelhada tem origem no sangue derramado por D. Inês de Castro, cuja morte foi encomendada pelo rei D. Afonso IV, pai de D. Pedro, que não aprovava o relacionamento entre eles.


Condeixa-a-Velha:
As ruínas de Conimbriga, situadas a 16km de Coimbra, na cidade de Condeixa-a-Velha, serviram de antiga habitação dos romanos em 193 a.C. Na verdade, elas são consideradas o mais importante sítio arqueológico do país.
Dessa forma, você pode visitar diversas construções, como o anfiteatro e casas. Existem, inclusive, muitos pisos de mosaico bem conservados no local, além de um museu, cujo acervo são de objetos encontrados em suas escavações.




