Cidade de Rodes – rica em história e beleza natural
A Cidade de Rodes é a capital e a maior cidade da Ilha de Rodes. Rodes é a terceira maior ilha da Grécia, localizada na região do Dodecaneso, que engloba 18 ilhas.
É uma cidade antiga, rica em história, que não pode faltar em uma viagem pela ilha. Muitas pessoas chegam nela de cruzeiro e passam apenas o dia por lá, mas não recomendo!
Somente a cidade de Rodes precisa de dois dias inteiros! Se quiser conhecer algum lugar nos arredores ou outras ilhas menores próximas, você acrescenta um dia para cada uma. Então o ideal é ficar no mínimo 4 dias.
Lembrando que também não recomendo um bate-volta para Lindos, já que por lá existem muitos lugares lindos e próximos para visitar também.
História:
Rodes foi povoada por muito tempo pelos judeus, quando milhares deles migraram depois da expulsão da Espanha, em 1492. A quantidade de judeus era tanta, que Rodes foi até chamada de “Pequena Jerussalem”, até terem sido deportados na Segunda Guerra Mundial.
Depois ela foi povoada pela Ordem dos Cavaleiros de São João em 1371, transformando a ilha em uma fortaleza contra a invasão dos muçulmanos. Eles herdaram os bens dos Cavaleiros dos Templários, então conseguiram construir a maioria das atrações que vemos na cidade velha. A ocupação durou até 1522, quando os turcos conseguiram dominá-la e os Cavaleiros foram transferidos para a ilha de Malta.
E os turcos também tiveram uma passagem pela ilha, tendo sido, inclusive, os últimos a habitarem a ilha, antes dos gregos. Então principalmente na cidade velha, vemos muitas mesquitas, banhos turcos e bazares bem típicos.
Essa mistura de civilizações, junto com a grega e a italiana, que também tiveram um papel importante na Ilha, transformaram a cidade na maravilha que é, tanto que se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Parte Velha:
A Cidade Velha de Rodes é toda murada, então você deixa o carro do lado de fora de algum dos portões principais e percorre todo o a caminho a pé. Os portões já são bem imponentes, já servindo de aperitivo para o que você vai encontrar lá dentro. O Portão da Marinha foi um dos que mais gostei, parece que você realmente está entrando em uma vila medieval.
A principal atração é o Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes, construído no século VII e que serviu de residência oficial dos cavaleiros quando ocuparam a ilha. O prédio que vemos hoje em dia foi restaurado pelos italianos em 1930, após ter sido destruído por causa de uma explosão no século XIX.
Saindo do Palácio, pegue a Rua dos Cavaleiros, que abrigavam os albergues dos cavaleiros de diferentes nacionalidades, como França, Espanha, Provence, que estavam de passagem pela ilha.
Depois vá para a rua Sokratous, cheia de lojinhas e restaurantes. Parece até que estamos em algum bazar da Turquia, herança que os turcos deixaram na cidade na época que povoaram a ilha.
E termine o passeio na cidade velha passeando pelas ruas do bairro judeu. São várias praças charmosas, lojas e restaurantes charmosos. Vale muito a pena! Não deixem de conferir as ruínas da Panagia tou Bourgou, construída em 1300 pelos Cavaleiros de São João.
Finalizando, Rodes também possui a sua própria Acrópole, um pouco mais afastada da cidade velha. No entanto, pouca coisa sobrou e o que sobrou ainda está em restauração. Então nem conseguimos ver muita coisa!
Parte Nova:
Saindo da parte murada, vemos uma cidade mais cosmopolita, onde as coisas realmente acontecem, como lojas multinacionais e órgãos governamentais.
A cidade de Rodes possui um Mercado Antigo, localizado atrás da rodoviária, mas que possui praticamente lojas de souvenirs e lanchonetes. Não achamos muito interessante!
Outra atração é a Igreja Evangelismos, construída na época dos Cavaleiros da Ordem de São João. Após a ocupação turca na ilha, se transformou em mesquita. Em 1856, ela foi destruída por causa de um raio que caiu em seu porão, que era um depósito de pólvora, e explodiu. Ela foi reconstruída depois com base nas gravuras de um coronel belga que visitou a ilha em 1826.
E na parte nova você ainda encontra atividades para todas as idades, desde o Casino de Rhodes, até o Aquário, que possui boa parte da fauna do Mediterrâneo e agrada principalmente as crianças.
Área Portuária:
Existem três piers n cidade de Rodes, o Porto Akantia, para cruzeiros maiores, o Porto Kolona, usado pelos ferries nacionais e o Porto de Mandraki, usado pelos barcos de passeios. Se você pretende usar algum deles, preste atenção nisso!
A melhor região para passear na orla é a do Porto de Mandraki. É uma área super agradável de andar, principalmente no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Nessa área ficam os moinhos de Rodes, a Fortaleza de São Nicolau, que não é aberto para visitação, mas é bem bonito do lado de fora e o suposto local do Colosso de Rodes.
O Colosso de Rodes era uma escultura de bronze, enorme, com 33m de altura, dedicada ao deus sol. Era considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Infelizmente foi destruída no terremoto que atingiu a ilha em 280, a.C e nada sobrou dela. Dizem que os dois pilares que encontramos no suposto local seriam as duas pernas do Colosso. Mas nada foi confirmado ainda.
Praias:
Rodes também possui as suas próprias praias! A Praia Elli é a maior delas e contorna todo o norte da ilha. O lado leste, como em toda a ilha de Rodes, é mais calmo, sem muito vento. Já o lado oeste já possui mais onda, por causa do vento. Então escolha o lado que te agrade mais e aproveite toda a infraestrutura disponível para curtir uma praia em plena cidade de Rodes.
Andando 3km mais ao sul da cidade, também no lado oeste da ilha, fica a Praia Ixia, também muito frequentada! E como todos as praias do lado oeste, o pôr do sol fica maravilhoso! Então preste atenção ao horário e esteja próximo para assistí-lo.
Aliás, perto dessa praia, fica a maior concentração de hotéis e resorts. É uma boa opção de local para você se hospedar, principalmente se estiver viajando com crianças, já que esses hotéis e resorts possuem toda a infraestrutura necessária e você não estará tão longe da cidade também.
Ficamos no Atrium Platinum Luxury Resort Hotel. É um hotel enorme, com várias piscinas e restaurantes e atividades para todas as idades. Não é muito o nosso perfil, mas atendeu perfeitamente o conforto e a localização, que não conseguimos encontrar em nenhum hotel no centro de Rodes.
Arredores:
Saindo da cidade de Rodes, existem algumas atrações que você não pode deixar de visitar! São excelentes passeios para um bate-volta, daí porque recomendo ficar mais tempo para conhecer com calma!
A primeira delas é a Baia de Anthony Quinn, uma baia lindíssima onde foram gravadas as cenas do filme “Os Canhões de Navarone”, com o ator Anthony Quinn. Daí o nome da baía alterou em sua homenagem. A praia é pequena, de cascalho e bem rochosa, mas a água é cristalina! Ah, e possui estrutura também!
Outra atração são as Termas de Kallithea, construída na época em que os italianos ocuparam a ilha. Antigamente, realmente funcionava como terma, mas hoje os banhos termais não existem mais. Mesmo assim, você pode visitar as estruturas do espaço, que possui capelas, o espaço dos banhos e jardins bem bonitos. No final, ficou um espaço para eventos, mas também tem uma praia, que possui água cristalina, com espreguiçadeiras e um restaurante.
Enfim, essas são apenas as principais atrações que podem ser conhecidas a partir da Cidade de Rodes. Lembrando que se quiser conhecer algo diferente ou aproveitar alguma atração por mais tempo, você precisará de mais tempo na Ilha, que não é algo difícil, já que a ilha é realmente muito encantadora!
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!