Bursa, a primeira capital do Império Otomano
Bursa é a quarta maior cidade da Turquia e foi a primeira capital do Império Otomano. Ela está localizada próximo a montanhas, lagos e mar, a quase duas horas de Istambul.
Mesmo diante da proximidade de Istambul, tente ficar alguns dias na cidade para conhecer melhor as suas atrações, principalmente se quiser visitar a montanha Uludag ou o vilarejo otomano Cumalikizik.
A cidade é bem rica em história, pois foi o lugar de fundação do Império Otomano, então foram criados vários bairros em homenagem aos sultões que passaram por lá! Os principais são: Cidade-Velha, Yildirim e Osmangazi.
Não conseguimos visitar tantas atrações, pois o tempo que tínhamos era curto, mas adoramos o que conseguimos visitar!
Cidade-Velha de Bursa:
Na Cidade-Velha, você vai se deparar com o Ulu Çarsi, o maior bazar da cidade. Ali você encontra tudo o que precisar, em um ambiente bem mais tranquilo que o Grand Bazaar, de Istambul!
Bursa também fazia parte da Rota da Seda, então existe um Bazar dedicado especialmente a produtos de seda, o Koza Han. São várias lojas vendendo vários tipos de produtos feitos de seda, de diferentes qualidades e preços, então vale a pena pesquisar e pechinchar, claro, antes de comprar!
Uma Mesquita que vale a pena incluir é a Ulu Cami, que é a maior da cidade. Ela foi construída no século XIV pelo sultão Beyazid I, que prometeu construir 20 mesquitas se ganhasse a Batalha de Nicópolis. Ao invés das 20 mesquitas, ele resolveu construir apenas uma, enorme, e com 20 cúpulas. Ela possui, também, uma fonte em seu interior, que não é muito comum nas mesquitas. A sua grandiosidade é tanta que se tornou patrimônio mundial da UNESCO.
Yildirim:
Uma outra Mesquita que você pode querer visitar é a Yesil Cami, que foi construída toda com azulejos verdes no século XV pelo sultão Celebi Mehmet e é uma das mais bonitas de Bursa. Também é patrimônio mundial da UNESCO.
Nessa região de Yildirim, você também pode visitar a Yesil Turbe, a Tumba Verde, onde está o corpo do sultão Celebi Mehmet.
Saindo da Mesquita e da Tumba Verde, não deixem de andar pelo Yesil Çarsi, um Bazaar construído em casinhas coloridas. Achei um cantinho bem fofo nesse bairro!
Osmangazi:
Um outro bairro que vale a pena conhecer em Bursa é o Osmangazi, principalmente o Parque Tophane. É um parque bem agradável e arborizado, localizado em cima de uma colina, então é um excelente local para ver a cidade do alto.
Neste parque também estão localizadas as Tumba do Osman, fundador do Império Otomano e de seu filho Orhan, que conquistou Bursa dos bizantinos.
Não deixem de admirar a Torre do Relógio, com 33 metros de altura, construída em 1905. Ela já foi usada como torre de incêndio, devido à sua localização no alto da cidade.
Arredores de Bursa:
Algumas atrações que gostaríamos de ter conhecido nos arredores de Bursa, mas não fomos por falta de tempo.
Cumalikizik:
Cumalikizik é um vilarejo tipicamente otomano, com suas ruas de paralelepípedo e casinhas coloridas. Ela foi fundada por volta de 1.300, quando Osman I criou um vilarejo para cada um de seus filhos. O do filho Cumali é o que está mais bem preservado hoje em dia.
Montanha de Uludag:
Uludag é uma estação de esqui bem famosa da Turquia e próxima a Istambul, então ela é bem concorrida. Mas no verão, ela também é bem frequentada, pois lá em cima, o clima é bem mais fresco que na cidade, então dá para se refrescar um pouco. Existe um teleférico que te leva até o topo da montanha.
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!