Bled + Triglav + Bohijn + Radovljica
Bled é uma cidade localizada no norte de Ljubljana, capital do país, e, acredito eu, que seja a cidade mais turística da Eslovênia. Sim, a cidade parece ter saído de um conto de fadas, principalmente na margem de seu lago, de mesmo nome, que é onde todos vão.
O que tem no lago? Uma água transparente e esverdeada, uma visão privilegiada do castelo mais antigo do país e uma ilha natural no meio dele. Tudo isso com várias montanhas dos Alpes Julianos contornando o ambiente. Incrível não? Tanto que essa paisagem se transformou no cartão postal de lá.
Ao chegar, não deixe de pegar um dos barquinhos que te leva até a famosa ilha. Você pode ir remando ou pegar um pletna, barco maior com alguém remando para você. Prepare-se para subir a escadaria de 99 degraus para chegar no “centrinho”. Embaixo não tem muito o que fazer; só uma trilha que contorna o espaço mesmo.
Ao subir, você deve visitar a Igreja Assunção de Maria, que é bem bonita e tem uma das tradições da ilha, que é tocar três vezes o sino e fazer um pedido que ele deve se realizar. Quem quiser, pode pagar para subir a torre, mas depois dos 99 degraus, nem tive tempo (ânimo) de subir. Além do que, já estava em um local alto com ótimas vistas do lago, do castelo e da cidade. Lá em cima também tem uma lojinha de souvenir, com uma cafeteria e uma sorveteria.
Outra atração da cidade é o Castelo de Bled, que é o mais antigo da cidade e mostra como era a vida no século XVI. Como ele está situado na parte alta de uma montanha, nem preciso falar que a vista lá de cima é maravilhosa, não é?
Se o dia estiver bonito, vale a pena dar uma volta em torno do lago a pé ou de bicicleta. É um lugar super agradável que não dá vontade de ir embora. Se você puder, fique hospedado em um dos hoteis na beira do lago. É uma excelente oportunidade de curtir um pouco mais do local e presenciar o lago em horários diferentes. Além do mais, é uma ótima base para fazer alguns passeios na região, como o Lago Bohinj e o Parque Nacional Triglav.
Nós ficamos no Hotel Vila Bled, que foi uma das residências de verão do Presidente Tito da antiga Iugoslávia. Então nem preciso dizer que o local é realmente fantástico…
Os quartos são enormes e confortáveis, tem um restaurante super bem conceituado e os hóspedes têm à disposição alguns barcos para curtir o lago. É um local maravilhoso, um verdadeiro palácio. Adoramos!!!
Sugestão de atrações:
- Lago de Bled
- Castelo de Bled
- Praia de Bled
- Ilha de Bled
- Igreja Assunção de Maria
Arredores:
Bled está localizada em uma região com opções para todos os gostos. Quem gosta de aventura, tem o Triglav National Park, com vários esportes ou atividades que podem ser realizadas lá. Esse Parque Nacional é considerado, inclusive, um dos melhores lugares do mundo para fazer essas atividades.
Se quiser uma atividade mais tranquila, tem o Lago Bohinj, que é bem diferente do Lago Bled. Ele é bem maior e com uma natureza mais intocável. Ele chega até a concorrer com o Lago Bled qual deles é mais bonito. Vale a pena conhecer em um dia bonito, mas como sou teimosa, fui em um dia chuvoso e não valeu muito a pena.
Com um dia chuvoso a sugestão é ir para algum lugar que não dependa muito da natureza, como a cidade de Radovljica. Ela é um charme, com suas casas em estilo barroco e possui ainda um museu voltado às abelhas – a cara da Eslovênia, não?
Thanks for following me on Instagram, it enabled me to discover your beautiful blog! I would love to see Bled and after seing your great post and inspiring pictures, I want it even more… Congratulations!
I also have a travel blog: http:///www.itinera-magica.com, don’t hesitate and tell me what you think – I’m glad we connected!
Thank you very much… I’m very happy you came to visit my blog!!! Hope to see you in Bled soon!!!