Corinto e seu Canal + Micenas

Corinto existe desde 6.000 A.C e é a cidade que liga a região do Peloponeso da parte principal da Grécia. Devido a sua localização, entre Atenas e Esparta, possuía dois importantes portos, o que movimentava a economia da cidade, tornando- a uma das cidades mais prósperas da Grécia Antiga. A cidade foi fundada, inclusive, por Corintos, filho de Zeus e que Éfira, filha de Oceano, foi a primeira moradora da região.

A cidade ficou conhecida por seus vasos de cerâmica, por sediar os Jogos Ístmicos, em homenagem ao Deus do Mar, Poseidon, e pelos Templos de Apolo (Deus da Beleza) e Afrodite (Deusa do Amor). Diz-se que quem conseguia escalar e chegar à Fortaleza , no alto da cidade, era recebido por mil sacerdotisas, que vendiam seus corpos. Mas quem não conseguia chegar à fortaleza não precisava desanimar; essas sacerdotisas também desciam até a cidade para satisfazer a população comum.

É famosa, também, por seu estreito Canal, escavado no meio de paredões rochosos, de 6,3km de comprimento e apenas 21m de largura, o que impede grandes embarcações de atravessarem-no. A ideia da construção do Canal ocorreu no ano de 67, pelo imperador romano Nero, que começou a fazer as escavações, mas só foi efetivada mesmo em 1881. Hoje é usado para travessias de barcos menores e turísticos, mas de vez em quando passa um grande, que deve ser rebocado para poder passar, quase encostando em seus enormes paredões. Vale a pena esperar um barco grande para vê-lo passar.

Corinto também foi citada na Bíblia, sendo uma das cidades que o apóstolo Paulo esteve durante sua viagem missionária. Ele estabeleceu uma igreja na cidade, onde, inclusive, escreveu suas epístolas aos cristãos, sendo que duas delas estão no cânon bíblico. A partir daí, a cidade acabou se tornando um importante centro de peregrinação na Grécia.

E seu Sítio Arqueológico também deve ser visitado, pois as ruínas de toda a história da cidade é ali encontrado, como por exemplo, onde as cerâmicas eram feitas, as lojas onde eram vendidas, as fontes e banhos da cidade, os teatros e cemitérios. Tudo isso, com a maravilhosa paisagem do Peloponeso de fundo. Imperdível!

Sugestão de atrações:

  • Canal de Corinto
  • Templos de Apolo e Afrodite
  • Sítio Arqueológico
  • Igreja de São Paulo
Itinerário feito pelo site Sygic Travel
Corinto
Canal de Corinto
Corinto
Canal de Corinto
Corinto
Canal de Corinto
Corinto
Sítio Arqueológico de Corinto
Corinto
Sítio Arqueológico de Corinto
Corinto
Sítio Arqueológico de Corinto
Corinto
Igreja de São Paulo
Corinto
Monumento na Igreja de São Paulo
Corinto
Epístola aos Cristãos, escrita pelo Apóstolo Paulo

Arredores:

Ao passar por Corinto, não deixe de passar em Micenas, onde fica um dos sítios arqueológicos mais importantes da região. Micenas era um palácio-fortaleza, liderado por Agamenon, um dos reis gregos mais importantes da Guerra de Troia.

A arquitetura do local ficou conhecida por suas muralhas enormes, com pedras encaixadas umas nas outras, que deu origem a um tipo de construção própria, chamada de ciclópicas. Muitos desses paredões são visíveis até hoje, como o Portal do Leão, que marca a única entrada do local.

Outros locais que também devem ser visitados no Sítio Arqueológico de Micenas são a Acrópole, a Cisterna, os Círculos Tumulares A e B, abas dos séculos XVI e XVII, A.C., onde foi encontrada a Máscara de Ouro de Agamenon e a Sala de Tesouro do Atreu, que era a Tumba do próprio Agamenon e fica fora do sítio arqueológico, mas usa-se o mesmo ingresso para entrar.

Itinerário feito pelo site Sygic Travel
micenas
Portal do Leão
micenas
Paredões de pedras
micenas
Acrópole
micenas
Círculo Tumular A
micenas
Círculo Tumular B
micenas
Sala do Tesouro de Atreu
LINKS: Para ajudar o blog, faça suas reservas de hotéis, faça seu seguro de viagem e compre seu chip internacional por meio dos links que apresentamos! E se você gosta de nosso conteúdo, também fazemos o seu Roteiro Personalizado! Entre em contato para maiores informações!
22 Comments

Deixe uma resposta